A Itapemirim Transportes Aéreos (ITA) apresentou sua primeira aeronave nesta quinta-feira, 11. O jato A320, que havia chegado ao Brasil em 20 de fevereiro, recebeu a chamativa pintura da nova companhia aérea em um hangar na cidade de São José dos Campos (SP).
Com cor predominamente amarela, a aeronave da Airbus é a primeira alugada pela empresa e que foi recebida originalmente pela Spanair em 2005.
Embora a companhia aérea não tenha divulgado um comunicado oficial, a expectativa é que a estreia ocorra ainda no final de março, na rota entre São Paulo e Vitória, capital do estado onde o grupo foi fundado em 1953.
Em declarações nos últimos meses, a nova companhia aérea brasileira tem dito que oferecerá um serviço acessível, mas que nem por isso será básico. Um dos diferenciais prometidos é o espaço entre as fileiras de assentos. O A320 transportará apenas 162 passageiros, menos do que a Azul (174 lugares) e a LATAM (168 assentos em três classes).
A empresa também promete um serviço de bordo diferenciado e voos para várias regiões do Brasil, entre elas as principais cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Brasília e Salvador.
A ITA pretendia estrear no mercado brasileiro com aeronaves menores, mas a queda no tráfego aéreo de passageiros por conta da pandemia disponibilizou aviões maiores com preços atraentes, além de mão de obra de qualidade como os tripulantes que foram demitidos pela LATAM.
Pico da pandemia
A ITA revelou no ano passado a intenção de ter em sua frota 10 jatos A320. Na mais recente atualização de entregas e encomendas da Airbus, constam três aeronaves em nome da empresa aérea – as duas restantes devem seguir para o Brasil em breve.
A nova companhia aérea brasileira, no entanto, estreará em momento delicado, com a pandemia do coronavírus atingindo seu pico. Com uma crise sanitária cada vez maior, o Brasil vive um período de quarentenas e toques de recolher em algumas regiões, afetando a economia, já cambaleante, e se refletindo também no tráfego aéreo Será um lançamento desafiador, não há dúvida.
Não entendo como uma empresa brasileira não dá preferência para os aviões da Embraer. Modernos e econômicos. E gerando emprego no Brasil. Uma pena.
Deveria comprar as aeronaves da Embraer.
Para quem não sabe, a viação Itapemirim (transporte rodoviário) foi pioneira no Brasil ao lançar ônibus com o terceiro eixo – o famoso Tribus – na metade da década de 70.