Conhecida pelo grande nível de automação dos controles em seus aviões, a Airbus desta vez desenvolveu uma nova função para o sistema de piloto automático capaz de realizar manobras de emergência sem comandos manuais. A fabricante chama o recurso de “Descida de Emergência Automatizada” (AED), acionado para levar a aeronave a uma altitude mais baixa e segura no caso de despressurização da cabine.
“Nosso objetivo era um sistema simples que fornece alívio significativo da carga de trabalho quando uma descida rápida é necessária”, disse Yann Besse, engenheiro da equipe de testes de laboratório da Airbus. Quando um jato comercial perde a pressurização da cabine é necessário reduzir sua altitude do avião até um ponto os passageiros e tripulantes podem respirar sem as máscaras de oxigênio. Ainda assim, Besse acrescentou que “os eventos de despressurização são extremamentes raros”.
Como explica a Airbus, o sistema alerta a tripulação sobre a despressurização da cabine e, se não houver uma resposta dos pilotos em 15 segundos, o AED realiza a manobra de segurança de forma autônoma. O primeiro A350-1000 com esse novo sistema já está em serviço com companhia aérea Qatar Airways, operador de lançamento do maior jato da série A350 XWB.
A fabricante ainda acrescentou que o funcionamento da nova funcionalidade “exige uma interface perfeita” entre os sistemas de piloto automático e de pressurização da cabine da aeronave. A Airbus também confirmou que está trabalhando para certificar o AED para o variante A350-900.
“A comunidade mundial de pilotos pediu o AED e os pilotos de teste da Airbus ficaram muito felizes com o resultado. Continuaremos a coletar o feedback de operadores com o A350 XWB e, em seguida, exploraremos a possibilidade de aumentar a implementação do sistema”, declarou Florent Lanterna, diretor da Airbus na área de criação de sistemas de voo automático.
Veja mais: Conheça os maiores aviões do mundo
O Legacy 500 tem este sistema implementado. Entre em contato com a Embraer para maiores detalhes.
Os aviões da Airbus,têm tecnologia de ponta como conceitos de aerodinâmica,mas a parte de comando Fly by wire,é uma droga,com aqueles joy stick que operam independentes,complicam uma ação de boa pilotagem e, mesmo assim,os cabeças duras continuam a fabrica-los !