Novo “A320” será evolução, não revolução, diz Airbus

Substituto do jato comercial mais bem sucedido do mundo deve chegar ao mercado a partir de 2035 utilizando tecnologias menos disruptivas
Airbus prepara novo A320 para a próxima década
Airbus prepara novo A320 para a próxima década (Airbus)

A Airbus abandonou os planos de introduzir aeronaves comerciais de grande porte utilizando hidrogênio como combustível em um prazo mais curto.

A tecnologia, embora muito mais sustentável, depende de avanços técnicos consideráveis, mas sobretudo de um entendimento global entre vários países para ser adotada.

Em vez disso, o futuro substituto do A320, sua aeronave de maior sucesso comercial, utilizará novas tecnologias, porém, menos disruptivas.

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A aeronave de fuselagem estreita é, segundo Guillaume Faury, CEO da Airbus, “o próximo acontecimento na agenda” da empresa.

Configurações estudadas pela Airbus para novo “A320” (Airbus)

O chefe-executivo concedeu uma coletiva de imprensa na segunda-feira para falar sobre a descarbonização da aviação. Segundo Faury, o ‘novo A320’ será “evolucionário, não revolucionário”.

Asas dobráveis, motores de fan aberto

Apesar disso, a aeronave deve contar com melhorias importantes para reduzir a pegada de carbono. Entre elas estão o uso de materiais compósitos mais leves na estrutura, a queima de Combustível de Aviação Sustentável (SAF) e a adoção de motores mais eficientes.

Um dos projetos em vista é o RISE, da CFM, conceito de fan aberto, em que as pás do motor se localizam do lado de fora da carenagem.

Concepção artística do A380 Flight Test Demonstrator equipado com um motor de rotor aberto (Airbus)

A configuração promete reduzir o consumo do motor em cerca de 20% que, somada a outras tecnologias, poderia tornar a nova aeronave muito mais eficiente ecológica que a família A320neo.

Outra opção avaliada são as asas dobráveis com grande envergadura, uma ideia que a Airbus já havia cogitado anteriormente, além de baterias de última geração que permitiriam arquiteturas híbridas propulsivas ou não.

Embora não exista um cronograma oficial, entende-se que o novo jato comercial deva chegar ao mercado entre 2035 e 2040.

Mesmo assim, o CEO da Airbus afirmou que a meta de tornar as viagens aéreas neutras em CO2 até 2025 é o caminho certo, mas pode demorar mais do que o esperado.

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