Em uma nova etapa da campanha de certificação, o jato de longo alcance Airbus A321XLR esteve na última semana na região de Iqaluit, no Canadá, onde passou por testes em frio extremo.
A aeronave com número de série MSN11058 partiu da sede da fabricante em Toulouse, na França, em 20 de fevereiro e permaneceu em Iqaluit até a última sexta-feira (24). Dados meteorológicos apontaram que a temperatura na região estava em torno de 33° negativos durante a passagem do A321XLR.
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A Airbus não detalhou a programação dos testes com a aeronave no Canadá. No entanto, sabe-se que em avaliações desse tipo novos aviões têm todos os seus sistemas testados no ambiente extremo de clima frio em provas de voo e em solo. Alguns dos itens analisados nesses ensaios são os motores, unidade de energia auxiliar (APU), componentes eletrônicos e o trem de pouso.
Certainly a #FrostyFriday as our #A321XLR returns to Toulouse from her week of extreme cold weather testing in Iqaluit, Canada 🍁
Thank you Instagrammer Blaine.Heffernan for these awesome pics! 🥶 pic.twitter.com/xcqhj7f2vM
— Airbus (@Airbus) February 24, 2023
Fora os ensaios em temperaturas congelantes, o A321XLR ainda precisa ser avaliado em outros ambientes e condições para obter o certificado de aeronavegabilidade. Provas em aeroportos localizados em grandes altitudes e experimentos em clima quente são alguns dos testes que o novo jato da Airbus ainda será submetido.
Sucesso de vendas com centenas de unidades encomendadas mesmo antes de sua certificação, o A321XLR deve entrar em serviço no primeiro semestre de 2024. Equipado com um tanque de combustível adicional, a aeronave de um corredor promete uma autonomia de voo na faixa dos 8.700 km, um alcance hoje possível somente com jatos de grande porte.