Novo avião alemão com participação brasileira começa a tomar forma

Deutsche Aircraft iniciou construção da primeira aeronave de testes do D328eco, cuja parte da fuselagem é feita pela Akaer, do Brasil
O primeiro avião D328eco já tem parte da fuselagem montada
O primeiro avião D328eco já tem parte da fuselagem montada

A Deutsche Aircraft, fabricante do turboélice regional D328eco, compartilhou um marco significativo no projeto, o início da montagem da primeira aeronave de teste, batizada como TAC 1.

Uma imagem divulgada mostra a fuselagem dianteira e central da aeronave sobre cavaletes em instalações da empresa na Alemanha.

Segundo a Deutsche, a fabricação do protótipo fez uso de uma ferramenta de precisão desenvolvida especificamente para cortar a fuselagem do TAC 1 e que demonstrou a expertise necessária para a tarefa.

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“Estamos entusiasmados em anunciar o corte da fuselagem para o programa D328eco”, disse Nico Neumann, COO da Deutsche Aircraft. “Este marco é uma prova do trabalho duro e da engenhosidade da nossa equipe, que iniciou com sucesso o processo de desenvolvimento do TAC 1. Ele demonstra nosso comprometimento em fornecer soluções de ponta e permitir testes de voo antecipados para o D328eco”.

Assinatura do acordo de fornecimento entre a Akaer e a Deutsche Aircraft
Assinatura do acordo de fornecimento entre a Akaer e a Deutsche Aircraft (DA)

O programa D328eco já tem contratos garantidos para mais de 95% de seus fornecedores, entre eles a brasileira Akaer, que fabricará a fuselagem dianteira da aeronave.

O primeiro módulo deverá ser entregue no final de 2025 após ser produzido na unidade de São José dos Campos, em São Paulo.

Entrada em serviço no final de 2027

O D328eco é um aprimoramento do turboélice Dornier 328 que entrou em serviço nos anos 90 e teve uma versão movida por turbofans.

A Deutsche, no entanto, ampliou sua capacidade para até 40 assentos e utilizará motores Pratt & Whitney PW127XT-S capazes de operarem com Combustível Sustentável de Aviação (SAF).

Turboélice D328eco
Turboélice D328eco (DA)

A aeronave também terá aviônicos de última geração Garmin G5000 e poderá contar com uma variante de Decolagem e Pouso Curto (STOL).

Ainda não está claro quando o protótipo realizará o voo inaugural. Recentemente, a Deutsche Aircraft postergou a previsão de entrada em serviço da aeronave até não antes que o 4º trimestre de 2027.

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