A Deutsche Aircraft, fabricante do turboélice regional D328eco, compartilhou um marco significativo no projeto, o início da montagem da primeira aeronave de teste, batizada como TAC 1.
Uma imagem divulgada mostra a fuselagem dianteira e central da aeronave sobre cavaletes em instalações da empresa na Alemanha.
Segundo a Deutsche, a fabricação do protótipo fez uso de uma ferramenta de precisão desenvolvida especificamente para cortar a fuselagem do TAC 1 e que demonstrou a expertise necessária para a tarefa.
Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Telegram | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
“Estamos entusiasmados em anunciar o corte da fuselagem para o programa D328eco”, disse Nico Neumann, COO da Deutsche Aircraft. “Este marco é uma prova do trabalho duro e da engenhosidade da nossa equipe, que iniciou com sucesso o processo de desenvolvimento do TAC 1. Ele demonstra nosso comprometimento em fornecer soluções de ponta e permitir testes de voo antecipados para o D328eco”.
O programa D328eco já tem contratos garantidos para mais de 95% de seus fornecedores, entre eles a brasileira Akaer, que fabricará a fuselagem dianteira da aeronave.
O primeiro módulo deverá ser entregue no final de 2025 após ser produzido na unidade de São José dos Campos, em São Paulo.
Entrada em serviço no final de 2027
O D328eco é um aprimoramento do turboélice Dornier 328 que entrou em serviço nos anos 90 e teve uma versão movida por turbofans.
A Deutsche, no entanto, ampliou sua capacidade para até 40 assentos e utilizará motores Pratt & Whitney PW127XT-S capazes de operarem com Combustível Sustentável de Aviação (SAF).
A aeronave também terá aviônicos de última geração Garmin G5000 e poderá contar com uma variante de Decolagem e Pouso Curto (STOL).
Ainda não está claro quando o protótipo realizará o voo inaugural. Recentemente, a Deutsche Aircraft postergou a previsão de entrada em serviço da aeronave até não antes que o 4º trimestre de 2027.