Novo avião brasileiro: Octans avança em projeto do monomotor Cygnus

Empresa concluiu ensaios de verificação e integridade do protótipo, que deve voar ainda neste
(Octans Aircraft)
O Cygnus é avaliado em cerca de US$ 650 mil (Octans Aircraft)

Um novo avião projetado e produzido no Brasil está prestes a ganhar os céus. A Octans Aircraft concluiu na semana passada os ensaios de verificação de integridade das estruturas primárias do protótipo do Cygnus, um monomotor com capacidade para cinco ocupantes. A fase de ensaios de voo e a certificação da aeronave será iniciada, respectivamente, até o final deste ano e em 2020, informou a fabricante, que fica baseada em São João da Boa Vista, no interior de São Paulo.

Os testes estáticos recém-concluídos pela Octans verificaram os seguintes componentes da aeronave: a empenagem horizontal e vertical, asas, capacidade de torção da fuselagem, berço do motor, conjunto do trem de pouso e a junção asa-fuselagem da aeronave.

“A conclusão desta importante etapa reforça o compromisso da Octans com a segurança e qualidade dos produtos em desenvolvimento, contando com uma equipe multidisciplinar competente, apoiada por ferramentas de engenharia de nível mundial”, disse o CEO da empresa, Milton Roberto Pereira.

O Cygnus tem credenciais para se tornar um dos aviões mais avançados do mundo na categoria de monomotores leves utilitários. A aeronave possui estrutura metálica, asa alta cantilever (que dispensa suportes adicionais na fuselagem), painel digital com telas touch screen, VRF noturno e IFR (equipamentos que permitem operar por instrumentos), ar condicionado, cintos de segurança com airbags e sistema de paraquedas balístico. Já o motor da aeronave é um Lycoming IO-540 de 300 hp, um dos mais tradicionais no segmento.

Em termos de conforto interno, a Octans explica que Cygnus foi desenvolvido para “oferecer uma experiência única ao usuário”. A cabine do avião foi desenhada pelo Studio Marcelo Teixeira – Arch & Transportation Design e Fabricado pela F/LIST, sediada na Áustria. Entre os diferenciais, versões exclusivas com acabamento em madeira e carbono, assentos em couro com ajustes e reclínio, apoios de braço escamoteáveis, entradas USB para todos os ocupantes e pontos de energia 12V para laptops e smartphones.

A aeronave foi desenvolvida para cumprir os requisitos de certificação ANAC/FAA Part 23, um regulamento recente que estimula o desenvolvimento de aeronaves de pequeno porte. O Cygnos também está alinhado com o Programa iBR2020 (Programa de Fomento à Certificação de Aeronaves de Pequeno Porte) da ANAC.

A fábrica da Octans fica em São João da Boa Vista, a cerca de 215 km de São Paulo (Octans Aircraft)

Octans Aircraft

Antes conhecida como INPAER, a Octans Aircraft foi fundada em 2002 e desde então produziu e entregou 240 aeronaves experimentais. A empresa que antes ficava baseada em Campinas foi transferida para São João da Boa Vista em 2012 e, com a entrada de novos sócios e um investimento de R$ 80 milhões, passou um por um processo de transformação com o objetivo de migrar para o segmento de aeronaves certificadas.

Veja mais: A indústria aeronáutica brasileira muito além da Embraer

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  1. O BNDS tem uma ótima chance de se mostrar como um grande incentivador do progresso do País . Garantir recursos para empreendimentos como este….

  2. Boa tarde paz visão que tem sobre essa linha de produção de uma aeronave de qualidade como essa está sendo feito Visa muito a qualificação dos nossos Engenheiros que fazem tudo para que o Brasil tenha seu nome registrado como sempre em proporções de qualidade total e gostaria de averiguar se a receber o nave poderá ter a possibilidade de fazer lá em transporte aeromédico de baixo custo onde teria uma envergadura de grande proporção para favorecer certas idades que não tenha a possibilidade de transporte terrestre em vítimas de acidente de trânsito principalmente em vítimas graves para um grande centro Parabéns pela reportagem e parabéns por essa equipe que fez essa aeronave de muito talento para que o Brasil seja bem representado ao mundo aeroespacial e ao transporte de passageiro com qualidade

  3. O Estado brasileiro, apelido de Brasil, não é capaz de fazer nada de bom. Esse avião, assim como tantas outras maravilhas, são feitos em São Paulo, pelas mãos do povo bandeirante.
    Já passou da hora de separar as coisas: O bem do mal; o caipira do malandro; o útil do parasita…etc.
    Por São Paulo, fazemos o melhor.
    Marcos Pucci

  4. característica do tipo com a linha cesnna 210, espero ser trem de pouso retrátil, se for piloto mais 5 passageiro, equipamento em falta no mercado nacional e do USA, preço para o Brasil alto, mas falta no mercado, parabéns a equipe e fabricantes desta aeronava

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