A demonstração de poderia aéreo da China em dezembro foi além dos dois conceitos de aeronaves de combate furtivas que apareceram em voo logo após o Natal.
Outra aeronave de importância crucial foi fotografada em voo, mas à grande altitude, o KJ-3000, um jato quadrimotor de Alerta Aérea Antecipado (AEW&C).
Baseado no cargueiro Y-20 modernizado, o novo avião-radar exibe um radome giratório no teto, seguindo o conceito mais antigo de sensores, mas a aeronave também deve levar radares AESA fixos nas laterais.
A imagem mais clara do KJ-3000 teve a fuselagem desfocada propositadamente, talvez uma medida do governo, que controla o conteúdo das redes sociais chinesas.
O KJ-3000 substituirá o KJ-2000, avião AEW baseado no antigo jato russo Ilyushin Il-76. Ele é equipado com turbofans de alta razão de diluição WS-20, que são mais potentes e econômicos.
Além disso, a nova aeronave exibe uma lança para reabastecimento aéreo, recurso necessário para permanecer no ar por horas a fio em vigilância.
A PLAAF (Força Aérea do Exército de Libertação Popular) tem ainda em sua frota o turboélice KJ-700, que possui uma configuração similar ao KJ-300, mas desempenho mais limitado.