Considerado o próximo grande projeto da Embraer no setor de aviação comercial, o turboélice de última geração aventado pela companhia desde 2019 ainda deve demorar mais alguns anos para chegar ao mercado.
Em entrevista ao Aviation Week, Arjan Meijer, presidente e CEO da Embraer Aviação Comercial, declarou que o lançamento do turboélice avançado deve ser adiado “pelo menos até o início da década de 2030”.
Trata-se de mais uma mudança nos planos da fabricante em relação ao lançamento do projeto “TPNG” (Turboélice de Nova Geração, na sigla em inglês), que no fim do ano passado foi colocado em espera. Até então, a apresentação e a entrada em serviço da aeronave era aguardada ainda para está década, em meados de 2028, um prazo agora fora de questão.
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A principal impasse no desenvolvimento no novo produto recai justamente sobre a seleção dos motores turboélices que devem equipar a aeronave com capacidade entre 70 e 90 passageiros. Recentemente, o CEO da Embraer, Francisco Gomes Neto, relatou que a fabricante ainda estava em busca da “solução de motor certa” para o TPNG.
Nem a Pratt & Whitney, que é o maior fabricante de motores turboélices, apresentou até o momento uma solução adequada para o novo projeto da Embraer que visa concorrer com os aviões da franco-italiana ATR, hoje o maior nome nessa categoria. Outro fornecedor pode ser a Rolls-Royce, apesar da pouca tradição da empresa nesse ramo, enquanto a General Electric se recusou a participar do desenvolvimento.