A SAAB realizou nesta quinta-feira (15) o primeiro voo do Gripen E, o novo caça que vai equipar a Força Aérea Brasileira (FAB). A aeronave decolou do aeródromo da fabricante em Linköping, na Suécia, e voou durante 40 minutos e retornou em segurança. Durante o teste, o avião realizou uma série de avaliações, incluindo a retração e extensão do trem de pouso.
“O voo foi exatamente como o esperado, com o desempenho da aeronave combinando a experiência em nossas simulações. Seu desempenho de aceleração é impressionante, com um bom manuseio. Estou muito feliz por ter pilotado neste voo inaugural “, disse Marcus Wandt, piloto de teste da Saab.
Segundo declaração de Jonas Hjelm, vice-presidente da área de negócios da Saab, o programa de desenvolvimento da aeronave “está no caminho certo” e as primeiras unidades serão entregues ao Brasil e Suécia a partir de 2019.
Em outubro de 2014, o Brasil assinou um contrato de US$ 5,4 bilhões para compra de 36 caças Gripen de nova geração. Já a Suécia, o outro cliente confirmado do avião militar, vai adquirir 60 unidades da aeronave, também conhecida como Gripen NG.
O acordo assinado entre Brasil e Suécia também prevê a transferência de tecnologia para a industria brasileira. Parte do lote de caças encomendado para a FAB será construída no Brasil, pela Embraer, processo que já foi iniciado na unidade da empresa brasileira em Gavião Peixoto (SP), no “Centro de Projetos e Desenvolvimento do Gripen”.
Outra responsabilidade do centro em Gavião Peixoto será o desenvolvimento e produção do Gripen F, a versão do caça para dois pilotos (biposto). A FAB encomendou oito unidades dessa opção, que mantém as características de combate mas também servirá na formação de novos pilotos.
Caça multimissão
O novo Gripen é uma aeronave que pode atuar em diferentes funções. Além de caça de interceptação, também pode ser utilizado como bombardeiro e avião de reconhecimento armado.
De acordo com o fabricante sueco, o Gripen E pode voar a mach 1 (velocidade do som – 1.234 km/h) sem a necessidade de usar pós-combustor (quando o motor atua como se fosse um foguete) e, com força total, pode alcançar a velocidade máxima de 2.200 km/h.
Já o autonomia do caça, comparado ao das versões anteriores, aumentou 50%, mesmo sem a necessidade de reabastecimento aéreo. Em configuração de combate (armado com quatro mísseis e levando dois tanques de combustível externos), a nova geração do Gripen tem alcance de 1.800 km.
O sistemas que equipam a nova geração do Gripen vão permitir o uso de mísseis ar-ar (de interceptação aérea) e ar-terra de médio e longo alcance orientados por radar, bombas “inteligentes” guiadas a laser, além de uma série de outros recursos, como sensores infra-vermelho de busca e equipamentos de guerra eletrônica, como perturbadores de radares e rádios.
O Gripen da FAB
O pacote de tecnologias para o Gripen escolhido pelo Brasil o torna mais avançado que a série selecionada pelos suecos. Além dos tanques de combustível internos de maior capacidade, o que vai exigir a instalação de um trem de pouso mais robusto, o caça da FAB ainda terá um dos painéis de controle mais impressionantes da aviação militar.
Em vez de três telas digitais separadas, como é a versão do Gripen E configurada pelos suecos, o modelo da FAB contará com um painel panorâmico WAD (Wide Area Display), que reunirá todas as informações em apenas uma tela.
O Gripen “brasileiro” ainda terá um novo sistema de comunicação com dois rádios e sistema de encriptação, equipamentos de interceptação e destruição de mensagens, sensores infravermelho de busca e salvamento, além de ligação por datalink, recurso que permitirá ao caça “conversar” por meio de sinais eletrônicos com outros aviões e torres de controles.
E tem mais: o Gripen da FAB será equipado com recursos para minimizar a “assinatura radar” do avião, o que dificulta sua identificação e localização (na eventualidade de um combate), e o “Helmet Mounted”, um óculos acoplado ao capacete do piloto que funciona como uma espécie de monitor de ataque e reconhecimento de alvos.
Pela primeira vez em 75 anos de existência, a FAB terá uma aeronave de superioridade aérea avançada de acordo com a tecnologia de seu tempo. Em termos de capacidade de combate e alcance operacional, o Gripen NG pode cumprir a mesma tarefa de quatro caças F-5 Tiger, atualmente a principal e mais rápida aeronave militar em serviço no Brasil.
Veja mais: Portugal inicia processo de compra do KC-390
melhor compra militar do Brasil feita em décadas, mas precisaremos de 108 no total
TA SAINDO DA JAULA O MONSTRO!!!
Espero que este Gripen NG seja tão confiável quanto os antigos e que a maior quantidade de combustível não afete a boa manobrabilidade de maneira crítica. No momento estamos sem caça algum a operar na FAB. Ele é uma necessidade de defesa mínima. O ideal seria o triplo das 36 aeronaves a médio prazo.
Parece um press-release da SAAB ou da FAB enaltecendo o cacinha. O FATO maior é que com esse cacinha Gripen o Brasil está amplamente inferiorizado na América do Sul, pois outros países possuem caças melhores (mais rápidos, maior autonomia e maior capacidade de armamento), como Argentina, Peru, Chile e Venezuela. Uma vergonha. Será que houve Pixuleco nessa compra?
Essas sao as latas velhas fruto de acordo de propina durante o governo lula. A boeing nao aceitou/nao pode oferecer as mesmas condicoes ao ex-governo corrupto do estelionatario eleitoreiro disfarcado de “metalurgico” rs
Parece interessante a configuração do Gripen comprado pelo Brasil, porém, de que adianta ter um avião avançado se muitas vezes a FAB nem tem combustível e peças para os aviões que se tem? Vamos ver como essa coisa vai ficar!
Finalmente deixou de ser um avião de papel para ser uma águia de aço. Ao menos, na aeronave, poderia ter a bandeira brasileira e sueca.
Caça Paraguaio, brincadeira…se é para comprar, deveria comprar coisa boa, como o Sukoi!!!
O que teria que mencionar a reportagem é se esse caça estaria no nível dos principais caças existentes nos países desenvolvidos e principalmente, dos nossos vizinhos. Comparar com as sucatas que o país tem não dá.
Pessoal fala besteira demais! Gripen NG é um caça extremamente moderno, suporta todos os armamentos operados pelo ocidente, tem um excelente custo beneficio! Foi sim a escolha correta! O F-18E não possui supercruiser, nao tem a autonomia do Gripen E, e dentre TODOS os concorrentes, é o mais manobravel! Mais inclusive que o Sukhoi Su-35, porque? Porque tem a melhor relação peso potencia! Maior Razão de subida dentre todos os caças. Pessoal tem que analisar os fatos e dados antes de sair criticando. Alem, claro, da transferencia de tecnologia, que os Americanos e Franceses não fariam. A, os russos fariam, concordo, mas conhecemos o pós-venda dos russos e é HORRIVEL!
Sem mais.
Muito se fala do avião, mas não se fala do seu armamento, aviãozinho desarmado não sei muito para que serve. Vamos colocar dois estilingues nele.
FERN, vc está errado. O Brasil comprou junto com o caça toda a tecnologia envolvida na sua construção. Iríamos comprar uma aeronave americana já ultrapassada (lata velha) e sem transferência tecnológica. O seu ódio ao PT o impede de fazer uma análise livre de paixões.
Se acham que o Brasil está inferiorizado por causa de caças russos venezuelanos não conhece a premissa dessa área: Ter não significa operar. Basta ver nos últimos tempos a Venezuela utlizar seus velhos F16 para todo tipo de operação enquanto os Sukhoy permanecem em terra. O custo de voar até fixar uma doutrina leva tempo e muito dinheiro e grana a Venezuela não tem, fazendo desses caças suas rainhas de hangares. Alguns anos atrás a FAB com seus AMX protagonizou uma operação simulada cuja missão totalizou em vôo que poderia alcançar a costa africana e nenhuma vez foram dectados. Como Israel se fosse uma guerra real, poderia destruir uma força aérea latino americana no chão.
O post-combustor é um dispositivo que queima mais combustível no jato de ar que sai do motor, acrescentando mais potência. Não tem anda a ver com foguete.
O sr. (ou sra.) Fern fez um comentário desprovido de qualquer sentido técnico, e totalmente fora da realidade. Os potenciais fornecedores americanos não aceitaram fazer transferência de tecnologia para o Brasil, e por isso foram afastados. O governo Lula fez questão dessa transferência para fortalecer a soberania brasileira.
Em se tratando de Brasil, o grande problema é saber o que houve nos bastidores da assinatura desses contratos. Pelo histórico recente, é muito difícil acreditar que não houve patifarias, dinheiro enchendo o bolso de políticos corruptos…
Tenho pena dos sargentos que forem trabalhar nesse esquadrão. Eles tiram o couro de quem trabalha (subalternos) em esquadrão de caça. Sem direito a nada apenas o salariozinho (merreca) no fim do mês.
Aí eu pergunto, olhas as opções:
1) Comprar os F15 do Tio Sam, que já devem vir vírus embutido nos sistemas ou alguém acredita que eles vão nos entregar uma tecnologia completa e vão querer transferir para alguém?
2) Comprar os MIG dos Russos, com os mesmos problemas dos Americanos.
ou
3) Comprar da única empresa que aceitou transferir tecnologia?
Parabéns Lula. Teremos bons caças e tecnologia na transferência.
Governo Nacional faz assim.
Valeu eterno presidente
O Brasil tem uma área territorial que equivale a 18,92 suécias, no entanto vai comprar 36 aeronaves, enquanto a Suécia vai comprar 60. Se não houvesse desvio de recursos e a gestão fosse bem feita, o país poderia ter negociado pelo menos umas 150 unidades.
Não é o melhor caça do mercado,,mas Saab aceitou passa a tecnologia junto com a compra, com isso em poucos anos a Embraer está pronta para fabricar ,melhorar o projeto e fazer um caça 100% nacional. Quem não acompanhou o processo de compra fica falando asneira, nenhuma das outas fabricantes queria passar tecnologia para o Brasil.
Uma das premissas da compra era a transferência de tecnologia, para não ficar totalmente dependente do fabricante. De que adiantaria comprar Sukhoi e F-16 se ficaríamos à merce do fabricante? O Gripen é a melhor relação custo-benefício para a FAB. Tanto que era o favorito dos militares, quando os políticos queriam o Rafalle.
E os tããão elogiados na época de sua criação AMX brasileiros?!
Já viraram sucata?!!!
Perto do Rafale é uma bosta !!!
Valeu Lula !
Um Pais como a Suécia compra 60, para guarnecer um território de 450 Mil Km2 de Neve, uma população de 9,2 Milhões. O Brasil com 8,5 Milhões de km2 e uma população de 200 Milhões compra só 60. Na verdade não era para nós estarmos comprando, era para nós estarmos fabricando há mais de 30 anos, como evolução natural dos AMX. Se o povo deixa as decisões nas mãos dos Políticos Mercantilistas do Brasil acontecerá o que aconteceu com a Industria Automobilistica uns 20 automóveis sendo fabricados aqui e nenhum é nosso. Não somos Tupiniquins, somos. A vantagens é que temos os maiores Politicos Marajás do Mundo!!!
O Brasil devia ter compro os caças americanos e criado uma melhor relaçao com o Tio Sam; que são os feras em technologia aeronáutica. Com uma boa relação a transferência de technologia poderia occorer. Mas agora é tarde. Vamos ver se esses caças Suecos foram uma boa escolha.
Os suecos Gripen e os submarinos nucleares franceses, ambos com transferência de tecnologia, são fruto de uma política externa soberana do ciclo Lula-Dilma para dissuadir o maior terrorista do pós-guerra fria, os EEUU, proteger o pré-sal e nossas florestas e reservas de água doce. Temer e o Aécio rumo à prisão, se pudessem, fariam acordos para vender o Brasil. Sobre corrupção política, o PSDB em Minas foi o grande laborarório, tristemente copiado em diferentes graus pelo restante dos partidos. Importante equipar as Forças Armadas para que cumpram apenas o papel que lhes foi dado pela Constituição de 1988. #ForaTemer
Cara, tem que mandar a real: pra que comprou isso? O Brasil só oferece ladrão e faxineiro pro mundo. Tinha que ter aceitado uns F16 de segunda mão daqui dos EUA. Aí vem os caras falar de caça russo. Cara, o COMUNISMO acabou. Agora é capitalismo puro sem controle, sem freio, que nem era no começo do século 19! Nós capitalistas empresários SOMOS MUITO MAUS, E TEM QUE SER! Cara, a gente amarrava criancinhas de 3 anos em teares até elas perderem as mãozinhas cortadas na máquina! NÓS SOMOS ISSO! Ser bonzinho é coisa de COMUNISTA! Eu QUERO LUCRO E DINHEIRO! ME NATURALIZEI AMERICANO POR CAUSA DISSO! Se quisesse continuar sendo bonzinho, continuava brazuca, e gostando de coisas “artísticas” como aquele esporte de fresco, soccer, e cerveja rala com gosto de mijo. AQUI EU BEBO ALE, CERVEJA DE MACHO QUE FAZ CRESCER CABELO NO PEITO! SOU CAPITALISTA QUERO ESCRAVIZAR O PLANETA E BOTAR AS CRIANCINHAS PARA TRABALHAR ATÉ MORRER! Tinha que ter comprado os caças daqui dos EUA. Brasileiro nasceu pra ser escravo. É a chibata ou a baioneta.
CONVENHAMOS, COMPRAMOS DE NOVO SUCATAS QUE EM 2019 ESTARÃO TÃO ATRASADOS COMO AGORA OU PIOR , AS TECNOLOGIAS MUDAM A CADA SEIS MESES, ISSO AI NÃO PASSOU DE PROPINA, UM AVIÃO COMO ESSE O BRASIL COM A EMBRAER PRODUZIRIAM SEM PROBLEMAS ATÉ 2019, PERCORRE NO MAXIMO 2 MACHS, UMA TARTARUGA PARA UM AVIÃO DE GUERRA O SR 71 DE 1970 DOS U.S.A JÁ PERCORRIA 3,5 MACHS, ISSO AI É MAIS UMA SUCATA PARA MANTER AS CONTAS DO CACHAÇA E DIU-MA ESCONDIDAS NA SUÉCIA…É GRIPE NA CERTA..
Brasil é uma piada. Esse caça só serve para a Suécia, por questões territoriais e logísticas. Os caras precisavam produzir para a própria defesa e encontraram um país de zé-manés pronto pra gastar dinheiro à toa. Pagamos para que a Suécia produza aviões para si própria e ganhamos alguns brindes.
Um país com as características do Brasil, com o dinheiro que (não) possui par, manutenção, abastecer de combustível e munição, além do material humano medíocre que possui, seria melhor fabricar 300 super-tucanos e encher os Estados com eles. Para o que precisamos estaria de bom tamanho e sairia mil vezes mais barato.
tenho 69 anos, nuca vi o 8brasil em guerra, não vamos atacar ninguém, melhor seria comprar ou fabricar míssil ante aéreo, em meio minuto em ataque aéreo derrubaríamos todos ninguém em nosso redor tem exercito suficiente para ocupaçãp
o resto gastaríamos e educação saúde estradas
VEJAM BEM BRASILEIROS SE NÃO FOI MARACUTAIA, O VICE PRESIDENTE JONAS HJELM DISSE QUE O PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DA AERONAVE ESTÁ NO CAMINHO CERTO, ENTÃO A AERONAVE FOI VENDIDA COMO UM PROTOTIPO E NÃO COMO AVIÃO DE GUERRA COMPLETO , É MAIS UM SUCATA MESMO NUNCA SAIU DO CHÃO..
Com a BOSTA de desgoverno que temos aqui quem é que vai querer invadir isso aqui. O governo deste FDP podia ter inevstido os 6 bilhões em educação ou outra coisa. Quero ver a hora que a PF começar a investigar este contrato. VERGOLHA DESSE GOVERNO DE MERDA!
o lula não foi junto ?
Vocês estão batendo palmas? Esse caça aí ainda é da geração 4. Os outros países estão nesse momento mudando da 5 geração para a sexta. Mais um tanto de dinheiro do povo enfiado no lixo com a compra de produtos obsoletos.
O que o artigo não diz é que a Suiça, por referendo popular, rejeitou a compra de Gripens suecos depois que foi divulgado que as comunicações do avião estão comprometidas uma vez que os suecos permitiram que uma empresa ligada ao Departamento de Estado dos EUA instalasse a criptografia das comunicações dos aviões. Mais ainda, os norte-americanos não dão acesso ao códigos fonte do módulo. Ou seja, o tio sam sabe tudo sobre o que se passa e se uma situação tipo a das Malvinas se repetir e os EUA tomarem partido “da Inglaterra”, o avião não vai servir pra muita coisa.
Graças à visão de Lula. Mas temos que fazer mais ou seja desenvolver aqui tecnologia própria.
Verificando os caças usados ao redor do mundo, o Saab foi uma escolha razoável.
F/A-18 – (1978) EUA, Austrália, Canadá, Finlândia, Kuwait, Malásia, Espanha e Suíça.
F-16 – (1974) – EUA, Holanda, Bélgica, Dinamarca, Noruega, Paquistão, Venezuela, Turquia, Israel e Egito.
F-15 – (1976) – Israel, Japão, Coreia do Sul, Arábia Saudita, Cingapura e EUA
F-35 -(2006) – Austrália, Dinamarca, Israel, Itália, Japão, Holanda, Noruega, Coreia do Sul, Turquia, Reino Unido e EUA.
MIG-35 – (2007) – Rússia e Egito
Rafale – (1986) – França, Egito, Índia, Catar, Emirados Árabes.
Eurofighter Typhoon – (2003) – Alemanha, Itália, Áustria, Kuwait, Oman, Arábia Saudita, Espanha e Reino Unido.
Sukhoi Su-35 (2007) – Rússia e China
Saab Jas 39 – (1987) – Suécia, Hungria, África do Sul, República Checa, Tailândia, Reino Unido e Brasil.
Lembrando que o Brasil descartou o Sukhoi, Eurofighter, F-35, Rafale e F/A -18.
O João Santos comenta sem saber dos fatos. Pergunto: Qual caça a Argentina possui? Quanto ao Chile, com certeza, o F16 apesar de ser um bom caça não é superior ao GRIPEN, quanto aos Sukoi da Venezuela, acredito que sequer tenham condições de decolar, mesmo assim afirmar que são superiores ao GRIPEN trata-se de adivinhação, podem ser, como podem não ser.
Quanto comentario inutil e desprovido de informacoes, o brasileiro hoje so copia nao consegue formar engenheiros ou cientistas para desenvolver seus proprios cacas e nem seu
Proprio satelite, me diga o que o Brasil desenvolveu nos ultimos anos? Se nao houver investimento pesado em educacao esse quadro nunca sera mudado…..
Espero que não venha para o Brasil, sabemos praq serve este caça e já estamos fartos de golpes militares.
De fato, o que se comprou foi transferência de tecnologia, o que é muito importante. Lembrando que essa transferência tecnológica vai propiciar que a EMBRAER, uma das maiores fabricantes do mundo, passe a explorar um nicho ainda não explorado por ela. A decisão de compra dos Suecos foi extremamente acertada e referendada pelos militares. Não foi uma decisão isolada do ex-presidente Lula.
Se antes Facebook rejeitava anúncios com mais de 20% de texto, agora os anúncios com mais texto podem ser aceitos, mas aqueles
com até 20% continuam tendo mais destaque.
A região Norte apresentou evolução interna de 51% em
relação à área dos imóveis em 1992 e concentra 28%
das novas áreas incorporadas no Brasil, dos quais 16% só no Pará.
Esse recurso já é muito comum no Facebook Mobile – como na imagem abaixo – e agora
também está disponível para anúncios no Instagram.
Em seguida, você deve escolher uma página do Facebook e uma conta do
Instagram para associar ao anúncio (caso você tenha escolhido divulgar em ambos).
Como tem gente que sem entender nada ou muito pouco emite opinião baseada em sentimentos políticos de uma coisa tão seria. Será que nossos militares que trabalham e conhecem a anos o mercado estão equivocados? Será que o Brasil realmente precisa do melhor (e mais caro) caça do mundo? Pra qual guerra? Larguem de ser imbecis e voltem ao mundo real e possível.
Ao que saiba a fama dos suecos é a de serem corretos nos negócios, na administração, na política,etc, etc, etc. Pergunto então. Como conseguiram fazer negócio com o Brasil onde sabidamente tem que se dar propina para fechar a venda???? Ou vcs. acham que nossos brazucas abriram mão da sua carteirada nesta compra??? Não né….
Comparar o sr 71 com uma caça??? Belíssima colocação.
Esse avião “caça” Saab Gripen NG E/F é um avião que possui uma tecnologia de ponta e muito manobravél.
A manutenção é um pouco mais barata do que as dos concorrentes e mais fácil.
A Embraer vai absorver mais conhecimento deste caça e aprender a montar e futuramente desenvolver um avião próprio.
Só que para o tamanho do país o Brasil precisa de no mínimo, eu disse no minimo 120 unidades.
José Alberto, parece que você pouco entende de aviação. O SR71
não é avião de guerra. É um avião de reconhecimento. Ele já foi aposentado, pois hoje os satélites fazem essa função com muito maior eficiência e menos gastos. A operação do SR71 era cheia de transtornos. Na sua velocidade máxima (Mach 3,3) o atrito com o ar esquentava muito a sua fuselagem, a ponto de causar constantes vazamentos quando em solo. Por isso, após a decolagem, o SR71 precisava ser novamente reabastecido. Mas ele nunca carregou armas. Servia apenas para sobrevoar o território russo e fotografar sem ser alcançado pelas defesas.
Vivemos numa podridão total e completa. Não há um millimetro quadrado em nosso pais e no governo que não seja deteriorado, podre, mofado, carimbado “lixo”. Nossa Embrear, basta querer, poderia dar de 10 a 1 na fabricação de caças, salvo os sistemas eletrônicos (avionics) que dependeríamos de outros países ou fabricantes. Será que até o Paraguay nos superam? Nossos políticos somente pensam no seu bem-estar, sem um pingo de patriotismo.
Interessante ver a quantidade de comentários sem noção. O Gripen NG definitivamente será o caça mais avançado da América Latina, é só pesquisar e entenderão. Realmente o número de 36 aeronaves é muito pouco, muito embora estes serão complementados pelos AMX para tarefas de ataque. De qualquer forma e ainda que não tenhamos problemas sérios de defesa, e exista um movimento natural dos países de diminuir o tamanho de suas forças armadas (pós guerra fria), há uma possibilidade real, de este número de Gripens ser aumentado a médio prazo. Lembrando também, (quanto a escolha) que este caça era o preferido da FAB
Puxa! Como tem gente entendida de aviões de guerra. Dá pra perceber pelos comentários.
Os procuradores da Lava Jato já descobriram quanto Lula levou nessa jogada?
Uma tela ao invés de três. Isso significa que se a tal tela der problema… bem, ela deu problema e pronto. É… é a esperteza merrecolandesa emocionando os merrecolandeses…
ADELANTE MERRECOLÂNDIA!!!!
Se ofereceram tecnologia, é porque ela já caducou. Essa compra precisa ser muito bem investigada.
Não me admira que descubram, mais dia menos dia, o real motivo porque se pagou mais caro caro por um avião de menor qualidade que o ofertado pelos norte-americanos.
Os Su 35 são superiores, ou melhor o Brasil poderia ter feito patre do desenvolvimento do PAK FA t50
Só cuidado para quem ficar em terra. Produzido no Brasil, pedaços podem se soltar pelos ares. Qualidade tabajara.
Por que gastaram uma tonelada de dólares comprando isso????
Pra esperar uma guerrinha contra los hermanos?
Com 10% desse dinheiro, deixaríamos a Força Aérea Brasileira entupidas de RUCANOS fabricados no Brasil para proteção de nossas fronteiras do pernicioso contrabando de armas e drogas. mas aonde o PT SE METE JÁ VIU NÉ???? A GRANA SEMPRE PREVALECERÁ.
Oh João Santos vai se informar primeiro, me diz aí qual caça argentino é páreo pros Gripe NG? Peru com os miguizo 29 fulcrum? Kkkk e a Venezuela pode até ter Su 30 Su 35 mais que adiante senão te um pinto pra dar agua, um país sem um pila, sem um niquel os aviões vão voar como? O Chile com F16 Block lá da década de 80 conta outra né? Ah quem sabe a Argente usa os Pacata e os Super Entandar, e o Chile vem F5 Tiger III? usa se informar melhor o mané antes de entrar em Debate, fica menos feio. Desculpa aí.
Desculpem os que apenas raciocinam com os intestinos, mas no caso da Gripen a escolha foi da própria FAB. Lula torcia pelo Rafale Francês . A FAB não queria e não endossou a negociação. Fez-se nova licitação internacional já sob o governo Dilma, que não interferiu e deixou a FAB á vontade para decidir . A única exigência do governo era o conteúdo nacional e a participação da Embraer que sempre foi bem vista pela aeronáutica. Toda a história da aquisição, que vem se desenrolando desde o governo FHC está disponível na imprensa . Estes são os fatos.
Urgente precisa ser feita a lava avião a Jato tem mutreta nisto e para que comprar estes lixos gastar esta fortuna e os hospitais quebrados para que gastar esta fortuna com estes aviões. PENA DE MORTE JA CHEGA DE LADRÕES E BANDIDOS
Que saudades do Lula presidente! O país crescia, investia-se em ciência, tecnologia e defesa. Agora, com esses velhos reacionários golpistas, só ladeira a baixo. Mas 2018 tá chegando. O Brasil vai voltar a andar pra frente!
Algumas perguntas e assertivas despretensiosas…
1) Fazendo analogia com a guerra das Malvinas, vamos supor, Fernando de Noronha, qual seria a posição sueca: a favor BR (negocios são negocios), a favor GB (Europa em primeiro) ou neutra (a paz da grana) ?
2) Li na midia que componentes importantes dos Grippen dependem de autorizaçao de terceiros, inclusive EUA, isto nao é uma pedra na botina?
3) O BR já fabrica turbinas hightech ?
4) O BR, assim como o Mexico, está mais para anexo do que para país, o que torna o projeto um gasto desnecessario a mais. Sairia mais barato manter a proteção eventual americana em troca de riquezas e facilidades como já é.
Como vemos, não vamos parar na lava-jato…
Santos Dumont já parou de se revirar no mausoléu, já deve ter dado um perdido.
Eles são tão bons e nosso país tão desgovernado que só vou acreditar quando eles pousarem por aqui.
O caça vem sim com tecnologia norte americana. A turbina é norte americana e se quisessem nem o Gripen seria fornecido ou melhor, nem nossos F5 ou Supertucanos não estariam voando pois dependem agora de tecnologia de Israel e EUA. A d. Dilma até pendeu para a compra do F18 mas aquela questão da espionagem ela quis fazer birra aos americanos e aprovou o Gripen mas a tolinha acho que não sabia que boa parte do caça vem de tecnologia americana e que se quisessem poderiam ter embargado.
Estes são os aviões que engordaram a conta do Lula e familia? Li isto na mídia.Segundo li este avião é uma verdadeira sucata perto do avião americano que concorreu na licitaçao. É verdade? E também não era o avião preferido da Força Aérea Brasileira.
Cada comentario mais “sem pé nem cabeça”. Se é pra falar asneira é melhor ficar quieto. Alguns se salvam, como o que menciona que já eramos pra estarmos fazendo nossos próprios caças, mas não conseguimos nem fazer um carro nacional(quase Gurgel, quase!!!), imagine um caça. Quem sabe quando derrubarmos a nossa Bastilha (Curitiba) e montarmos uma guilhotina na esplanada em Brasilia. Talvez algum dia melhore. Viva la France!!!
Tá cheio de “especialistas” e “pilotos” de caça tabajara aqui. Vou contratar todo mundo e abrir uma empresa de caças. Em uma semana tá falida…
É com muito orgulho que parabenizo as entidades que estiveram envolvidas na compra dos caças. Nossa Soberania depende de mais ações como esta.
Espero que esta negociação sirva de exemplo para outros setores no Brasil, que os líderes do Setor Público e Privado vejam os países Escandinavos com grande potencial. Precisamos fortalecer essa parceria saudável, em países que realmente vejam a importância do Brasil.
Obrigado a SAAB e a Suécia pela confiança.
Do tempo do avião… putz… pior são os atrofiados “entendidos” opinando, rssss… porque não importa o Grip’A’ dããã…
Foi uma bela e corajosa aquisição que o Brasil fez. Não importa quem adquiriu e quem vai pagar. O importante é que a Força Aérea brasileira ganhou uma grande força defensiva. Mas ainda é muito pouco. Precisamos de bem mais na frota.
O Gripen NG tem o menos custo operacional de todos aviões ofertados ao Brasil. Era o mais barato, mas o com menor alcance e capacidade de carga, Quanto a quem comentou que é uma velharia, é um dos projetos mais recentes de todos, e há apenas um país que opera aviões de quinta geração: EUA. O resto do mundo opera 4++. Ninguém usa o Rafale além da Arme`del Air e o F18 é usado por aliados dos EUA, mas não na América do Sul. A logística russa é muito ruim e disponibilidade de seus aviões é ruim. A FAB comprou o menor avião, com tecnologia transferível e mais barato. Se o Brasil sobreviver a crise, os caças serão essenciais. São os de menor custo operacional
Vamos ser gente!! Parem com essa guerrinha de esquerda e direita, nossa política está falida e ficam é o governo x, p t, o, vamos todos criar vergonha na cara e deixar de ser coxinhas e mortadelas, lutando por um brasil melhor!!
Perguntinha indiscreta: comprar armamentos para… o que mesmo? Uma nova guerra contra o Paraguai? Ah, sim, eles servem para dissuadir eventuais inimigos… Mas quem, mesmo? Os argentinos? Os venezuelanos? Os “terroristas islâmicos”, criados, financiados e treinados pelos ianques? Aos entendidos/defensores dessa nova sandice: nossos inimigos já estão infiltrados entre nós há muito tempo. Eles não precisam inventar nenhuma guerra no Brasil para assumir o controle do país, porque já estão no comando. Sempre estiveram. Se um dia quiserem nos atacar para simular uma guerrinha/treino, vão detonar tudo, não importa se teremos 36 ou 360 aviões de última geração. E percebam que até o número de “encomendas” é simbólico, para deixar claro quem está no comando. E confirmar minhas palavras.
Em assunto de defesa, SEMPRE se deve comprar o melhor. Mas o Brasil priorizou coisas como “transferência de tecnologia” e “custo-benefício” e comprou um cacinha que não assusta ninguém. Vejam se os russos e os americanos pensam em custo-benefício quando adquirem fighters para suas forças aéreas? O Brasil está em vergonhoso quinto lugar na América do Sul em relação a aviões de combate. Um equívoco tão gritante que só pode ter acontecido debaixo de Pixulecos…..
Depois de resolver todo o problema da segurança interna do pais achei muito sensato o Brasil, representado pelo partido de maior lisura ja vista, o PT, ter investido na aquisição dessas aeronaves. Ja me sinto completamente protegido.
É mais uma Beja Jaboticabal. Espero que jamais precisemos dele de fato…
Quem acompanhou, minimamente, a saga da compra dos caças, sabe que, essa era a melhor opção que o pais poderia ter.
O ex-presidente queria os caças franceses, numa negociação muito obscura, o atual governo medonho, chapa Dilma Temer, fez a escolha mais coerente de toda sua administração.
O pais será uma potência militar, não, o pais só é uma potência de arrogância (tanto dos coxinhas como dos mortadelas) de e corrupção.
Bom dia. Porque será que queremos comprar caças e armamentos sofisticados ? Vamos mesmo usar ? Será para não sermos invadidos por outros países ? Ou vamos “matar” quem com isto ? Hoje temos formas mais sensatas de discussão e persuasão. Gastar um dinheiro destes para dar umas voltinhas de vez em quando e depois deixar enferrujar nos pátios ? Só falta um ditador para cair e ele está na Coréia do Norte tentando chamar a atenção e além do mais armamentos não levam mais a resultados práticos. Vamos usar o dinheiro para investir em estratégias contra a corrupção que vai dar muito mais retorno aos brasileiros. Chega de guerra, usem a inteligência e a paz.
Pessoal criticando a escolha do Gripen NG… Parecem especialistas. Assistam os depoimentos dos Tenentes da FAB responsáveis pela elaboração do processo de escolha das aeronaves pra depois tentar opinar com mais razão. Existe um custo operacional ideal para o Brasil (dimensões continentais) além da excelente ralação peso x potência. Capacidade de armamento e um soa fatores mais importante do Gripen (capacisase de manobra e autonomia).
O que os “espcialistas” se plantão querem? Sukoi? Boeing? Ta ta… perguntem pra Marinha dos EUA se eles estão felizes com o F-18 Super Hornet? Eles sentem SAUDADES do F-14 Tomcat até hoje… a “política” foi responsável por matar no ninho uma nova versão do Tomcat elaborada pela Grumann em favor da Boeing e o seu “duvidoso” F/A-18…
Pessoal, antea de criticar busquem um pouco se informação. A FAB bateu o pé e quis o Gripen da SAAB por inúmeras vantagens técnicas e operacionais e, o mais importante: a transferência de tecnologia.
Foi uma bela aquisição… no entanto, até 2019 os f5 não são capazes o suficiente de nos proteger. Também não acho viável que o Brasil, na década de 2020 e 2030 depender somente dos caças da SAAB, acredito que deveríamos sim ter pelo menos uns 36 caças de tradiçaõ e confiabilidade (f18 / su35 / rafaele / eurofihter). Embora o projeto do GRIPEN seja excelente, podem haver falhas nas quais deixe muito vulnerável a nossa FAB.
Precisaríamos ainda de uma boa artilharia anti-aérea. A situação é muito séria, pois nossos extenso páis está totalmente desprovido desse tipo de armamento tão essencial. Se alguma nção quisesse invadir o Brasil, não encontraria muitas dificuldades aéreas…
Só o que temos de bom e viável em termos de forças armadas é o nosso exército.
Concordo com os comentários relevantes que dizem respeito à melhor escolha que realmente foi a do caça sueco.
Somente um comentário um pouco off-topic: a escolha do ex-presidente Lula seria a do Rafale, muito, mas muito mais caro do que o escolhido…foi graças à sensibilidade do governo posterior, muito provavelmente por conta dos apelos dos que realmente teriam que decidir, ou seja, dos millitares, que deixamos de comprar os caríssimos caças franceses, onde certamente haveriam embutidos custos adicionais que felizmente hoje em dia estão sendo revelados pelo Judiciário…espero que nessa transação com a Saab não tenha havido um sobrepreço para o bolsa-companheiro.
O Lula e a Dilma queriam comprar os caças Franceses, esses sim lata-velhas e já tinham até levando uma “bola” do então Presidente Francês o “Sarkô” !
Os Militares é que colocaram pé firme pelo Grippen.
Pessoal, precisamos ter menos esse complexo de vira-latas. Sei que nossos governantes são da pior espécie e que poderiamos ter uma maior qualidade nas nossas forças armadas mas nem tudo é só podridão. Se analisarmos friamente quantos países no mundo tem a capacidade de construir aeronaves militares? NÓS construimos, um exemplo é o A-29 Super Tucano, um dos melhores (se não o melhor) avião de ataque leve e que está realizando com total sucesso sua função no Afeganistão.
Adquirimos com a compra do GRIPEN o melhor PACOTE e teremos um caça de geração 4++!!! A aviação militar não é um super trunfo, onde vence os que tem o melhor número. Pra se ter uma ideia, no exercício militar UNITAS de 2015 nossos F-5EM utilizando capacetes HMD e misseis Python 4 tiveram alguns êxitos em combates simulados com alcance visual lutando contra F-18 da marinha norte americana.
Com a compra dos GRIPEN estaremos dando um salto de tecnologia e brevemente a EMBRAER estará produzindo esse excelente caça e aumentando a nossa frota.
Abraços.
Fica Temer!
Resposta ao tal REALIDADE, do comentário acima deve ser mais limpa banheiros nos EUA. Tira onda de gostoso, mas na verdade é mais um zé mané do interior das Gerais que come couve e arrota lombo!