A poucas horas de ser apresentado oficialmente, o novo caça monomotor da Rússia foi revelado em um vídeo que vazou na internet.
A aeronave, referida pela denominação “Checkmate“, é de fato a maquete que apareceu parcialmente na mesa de Sergei Chemezov, principal executivo da Rostec, em uma imagem de dezembro.
A foto (veja abaixo) mostra apenas a parte frontal do caça, com uma entrada de ar ventral bastante avançada e que agora apareceu com clareza no vídeo.
O jato de combate foi confirmado como um projeto da Sukhoi. O “Checkmate”, inclusive, parece ter semelhanças com o Su-57 como no formato das asas e do canopy.
A UAC atualizou o vídeo de teaser e agora mostra alguns detalhes da aeronave ainda em imagens geradas por computador (assista abaixo).
O avião russo traz soluções para reduzir a assinatura de radar como compartimentos internos de armamentos e fuselagem com ângulos menos agudos.
A opção pela entrada de ar ventral, entretanto, pode expor o motor aos radares, o que exigiria algum tipo de defletores internos de ar para encobri-lo.
Por ter sido concebido como um caça de baixo custo, capaz de ser exportado, é bastante provável que o “Checkmate” não atinja grandes velocidades supersônicas e faça uso de vários componentes já existentes na indústria russa como o motor Izdeliye 30 que equipa seu irmão, o ‘Felon’.
No entanto, a descrição do caça feita pela agência TASS meses atrás incluía velocidade acima de Mach 2, características de super manobrabilidade e empuxo vetorável, com peso máximo de decolagem de 18 toneladas, bem menos que um F-35A, com o qual parece compartilhar o mesmo conceito.
Não se sabe ainda o estágio de desenvolvimento do novo caça, porém, é quase certo que o modelo que será apresentado na MAKS 2021 nesta terça-feira seja apenas uma maquete em tamanho real.