O mistério criado pela UAC e a Rostec a respeito da inédita aeronave militar russa durou pouco. Nesta quinta-feira, 15, fotográfos que faziam plantão no aeroporto de Zhukovsky flagraram o modelo ainda coberto por uma lona preta sendo posicionado para participar do Show Aéreo MAKS 2021.
Como se cogitava, a aeronave é um caça monomotor com características furtivas. Ainda não se sabe se o jato é apenas um maquete ou uma aeronave real, mas é possível confirmar uma grande semelhança conceitual com o Lockheed Martin F-35.
A fuselagem indica possuir um perfil de baixa observação, com ausência de estabilizadores horizontais. Uma das imagens mostra um turbofan com pós-combustor de origem desconhecida, mas possivelmente algum motor já utilizado em outros caças como o Su-57, por economia de custo.
Chama a atenção a possível forma das entradas de ar laterais. A lona sugere que elas se estendem pela porção superior da fuselagem em posição bem avançada, à frente da cabine do piloto.
O novo jato de combate deve medir cerca de 16 m de comprimento, novamente um tamanho proporcional ao F-35.
A Rússia ainda não revelou qual bureau de projetos é responsável pelo caça, mas acredita-se que a aeronave é obra da Sukhoi. Se isso for confirmado, será uma surpresa já que a MiG esteve sempre mais habituada a projetar aeronaves de menor porte.
Ao que tudo indica, saberemos mais sobre o avião russo antes mesmo da abertura da MAKS 2021.