A Força Aérea Brasileira (FAB) já está com seu novo caça F-39E Gripen. A aeronave da Saab de matrícula FAB 4107 chegou à Base Aérea de Anápolis (GO) nesta sexta-feira, 15, após um voo de 1h30 a partir do Aeroporto de Navegantes, em Santa Catarina.
Sétimo caça operacional recebido, o novo Gripen foi desembarcado do navio holandês Florijngracht na Portonave no começo da semana, após navegar da Suécia.
Horas depois de chegar à terra firme o caça foi rebocado até um hangar no aeroporto catarinense, onde foi preparado para voar.
No local, a Saab reinstala o assento ejetável e ouros sistemas que viajam separados. A aeronave ainda realizou um teste com o motor em solo antes de ser considerada apta para voar.
O F-39E FAB 4107 decolou de Navegantes às 10h30 sendo pilotado pelo Tenente Coronel Aviador Abdon de Rezende Vasconcelos, que faz parte do Instituto de Pesquisa e Ensaios em Voo (IPEV) da Força Aérea Brasileira (FAB).
Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Por enquanto, os novos caças serão operados pelo 1º Grupo de Defesa Aérea, mas a FAB deverá escolher um segundo grupo para recebê-los no futuro.
Há agora oito caças Gripen em condições de voo no Brasil já que desde 2020 o F-39E FAB 4100 é usado para ensaios a partir do Centro de Ensaios em Voo do Gripen na Embraer, em Gavião Peixoto (SP).
Hoje (15/12), mais um caça F-39 Gripen da FAB decolou de Navegantes/SC com destino a Anápolis/GO. A aeronave chegou ao Brasil na última segunda-feira (11/12) e será incorporada ao 1º Grupo de Defesa Aérea, Esquadrão Jaguar.@saabdobrasil
🎥 Ten Kelly#FAB #AsasQueProtegemOPaís… pic.twitter.com/QUBbmVtAge— Força Aérea Brasileira 🇧🇷 (@fab_oficial) December 15, 2023