Agora é oficial: a Shenyang, fabricante que é parte do grupo AVIC, apresentará o caça stealth (furtivo) J-35A durante o Zhuhai Airshow, que acontecerá entre 12 de 17 de novembro.
A confirmação foi feita pela própria Força Aérea do Exército de Libertação do Povo (PLAAF) em comunicado na terça-feira, 5.
Uma imagem da aeronave foi divulgada, mostrando a variante com o número ’75’ na cauda, em comemoração aos 75 anos de criação da força aérea em 11 de novembro.
O J-35A é uma variante otimizada para operações terrestres e é baseada no desenvolvimento do caça naval J-35, que fará parte da ala aérea do porta-aviões Fuijan.
As diferenças estão na bequilha com roda única, nos estabilizadores verticais e na ausência de gancho de retenção, obviamente.
Rejeição e volta por cima
Embora tenha inúmeras semelhanças com o caça F-35 dos EUA, o J-35A possui dois motores WS-21 e uma fuselagem menos encorpada.
O J-35 é derivado do FC-31, um conceito de caça furtivo que apareceu em Zhuhai há 10 anos.
Recusado pela PLAAF, que preferiu o maior Chengdu J-20, o avião supersônico voltou às pranchetas para ser redesenhado almejando uma variante naval e também de exportação.
Embora uma possível aquisição pela força aérea não esteja descartada, o J-35A pode ter o Paquistão como primeiro cliente.