Novo caça sul-coreano KF-21 rompe barreira do som pela primeira vez

Protótipo 001 do KF-21 Boramae alcançou 1.296 km/h (Mach 1.05) em seu primeiro voo supersônico
KF-21: aeronave alcançou 1.296 km/h (Mach 1.05) em seu primeiro voo supersônico (DAPA)

O desenvolvimento do caça sul-coreano KF-21 Boramae da Korea Aerospace Industries (KAI) segue surpreendendo pela velocidade. E falando nisso, o protótipo 001 da aeronave rompeu a barreira do som pela primeira vez nessa terça-feira (17), informou a Administração do Programa de de Aquisição de Defesa (DAPA) da Coreia do Sul.

Um vídeo compartilhado no Youtube pelo Ministério da Defesa da Coreia do Sul (confira abaixo) mostra o protótipo voando sobre a província de Sacheon acompanhado por um caça KF-16 na função de avião paquera. Na ocasião, o KF-21 alcançou a velocidade de Mach 1.05 (1.296 km/h) a uma altitude de 39.600 pés (12.070 metros).

“O voo confirmou que o KF-21 tem estabilidade estrutural em velocidades supersônicas”, afirmou a DAPA. “O voo normal do KF-21 que superou as ondas de choque mostra que sua estabilidade estrutural pode ser mantida em velocidades supersônicas.”

YouTube video

O voo supersônico do KF-21 é uma grande conquista para a indústria sul-coreana. Está foi a primeira vez que uma aeronave projetada inteiramente no país superou a velocidade do som.

“O KAI T-50 Golden Eagle ultrapassou Mach 1 em 2003, mas o treinador supersônico foi co-desenvolvido com a Lockheed Martin dos EUA usando algumas das tecnologias da empresa americana, que é diferente do voo supersônico do KF-21”, acrescentou a DAPA.

O primeiro voo supersônico do KF-21 ocorreu seis meses após a decolagem inaugural da aeronave, realizada em 18 de junho de 2022. Também neste mês voou pela primeira vez o protótipo 003 do programa, que contará ainda neste ano com mais três modelos de teste.

De acordo com a DAPA, desde a primeira surtida do KF-21 no ano passado, os três protótipos entregues pela KAI às equipes de teste executaram mais de 80 voos a velocidades inferiores a Mach 1. Até 2026, estão previstos mais de 2.000 voos de ensaios com a aeronave.

Classificado como um caça da geração 4,5, o KF-21 é um pedido da força aérea sul-coreana para substituir os antigos jatos F-4 Phantom II e F-5 Tiger II que voam no país há mais de 40 anos. A KAI também tem expectativas de exportar a aeronave, cuja entrada em serviço na Coreia do Sul é programada para meados de 2028.

Meio coreano, meio indonésio

O KF-21 é um programa desenvolvido em parceria entre a KAI e a Indonesian Aerospace, da Indonésia. O projeto foi iniciado em 2001 sob o codinome KF-X por iniciativa da Coreia do Sul e os indonésios entraram no empreendimento em 2010. O lançamento do programa  foi oficializado em 2015.

A ideia inicial da KAI era criar um caça bimotor de 5ª geração com capacidade furtiva (ou stealth, no jargão em inglês). Posteriormente, prevendo custos elevados e um maior tempo de desenvolvimento, os requisitos do projeto foram rebaixados à pedidos da força aérea da Coreia do Sul, que passou a pedir um jato de geração 4,5 com performance stealth limitada.

Parece, mas não é: formato do KF-21 lembra o design do F-22 Raptor, mas o jato coreano é menos avançado (Asia Times)

Um dos pontos que impedem o Boramae de ser um autêntico caça da quinta geração é o fato dele levar seus armamentos em pontos externos. Essa característica vai contra a filosofia dos caças furtivos, que conseguem diminuir significativamente sua assinatura radar ao alojar seus armas em compartimentos internos.

Segundo dados da KAI, a versão final do KF-21 terá peso máximo de decolagem de 25.400 kg e poderá voar a velocidade máxima de Mach 1.8 (2.222 km/h).

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  1. Etá ai um projeto em que o governo brasileiro poderia ter entrado, ou que poderá ficar de olho para um futuro não tão distante.

  2. João, concordo com seu ponto de vista. E, talvez, seria uma grande oportunidade dos sul-coreanos e indonésios adquirirem o C/KC-390.

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