Próximo cliente da Embraer na África, a Madagascar Airlines obteve na semana passada o Certificado de Operador Aéreo da autoridade de aviação de Madagascar. A nova empresa, criada a partir da fusão da Air Madagascar e Tsaradia, é a nova companhia aérea de bandeira do arquipélago, que detém 51% de participação na transportadora.
Com a homologação aprovada, as operações da Air Madagascar e Tsaradia serão concentradas sob a administração da Madagascar Airlines. A frota combinada da empresa tem hoje seis turboélices ATR 72, que atendem rotas domésticas e regionais, e um Airbus A330-200 alugado da Air Belgium, empregado no trecho entre Paris e Antananarivo, a capital malgaxe. Mas em breve, a empresa também voará com jatos de última geração.
A Madagascar Airlines espera receber até o final de junho deste ano o primeiro E190-E2 em sua frota. A chegada do jato nessa data foi anunciada recentemente por representantes do Ministério dos Transportes da ilha africana.
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Em dezembro de 2022, a companhia aérea de Madagascar confirmou um acordo para alugar três jatos E190-E2 da empresa de leasing Azorra, com entregas começando neste ano e terminando em 2024. É esperado que as aeronaves atendam trechos domésticos e arquipélagos próximos, como as Ilhas Maurício.
A decisão de contar com os E2 na frota da empresa estatal foi antecipada pelo presidente de Madagascar, Andry Rajoelina, em outubro de 2022. Na época, o mandatário declarou que o país havia fechado uma parceria para adquirir os aviões da Embraer e também negociava a vinda de um Boeing 787-9 Dreamliner.
Num tour por países da África no ano passado, a Embraer levou, em março, o E190-E2 para uma apresentação em Antananarivo, capital de Madagascar. Outro cliente do E2 no continente africano é a Air Peace, da Nigéria, com um pedido de oito jatos E195-E2.