Empresas do mundo todo já estão estudando os conceitos dos táxis voadores, pequenas aeronaves que podem se tornar parte da paisagem de grandes cidades em um futuro não tão distante. O mais novo representante desse segmento é o Surefly, um drone de passageiros desenvolvido pela startup Workhorse, com sede nos Estados Unidos, e que foi apresentado nesta semana realizando seu primeiro voo com um tripulante.
Diferentemente de outros nomes da indústria, empresa norte-americana vem trabalhando em seu projeto em ritmo acelerado. O Surefly foi apresentado pela primeira vez em junho de 2017, durante o Paris Air Show, e no início deste ano já recebeu um certificado de aeronavegabilidade experimental do FAA, órgão que regulamenta a aviação nos EUA, para iniciar os testes de voo pelo país.
O táxi voador da Workhorse é impulsionado por um conjunto de oito motores elétricos. Ao contrário de outros projetos de veículos dessa categoria, que são puramente movidos por eletricidade, o modelo da startup americana é equipado com um motor a gasolina que serve como gerador para alimentar as baterias da aeronave enquanto ela voa.
O Surefly é construído com materiais compostos, como fibra de carbono, e foi projetado para transportar dois ocupantes (ou um total de 180 kg) em viagens de até 112 km voando a cerca de 110 km/h. Por segurança, o veículo será equipado com uma bateria reserva, capaz de manter o aparelho no ar por cerca de cinco minutos até pousar em segurança, e também um sistema de paraquedas balístico, para o caso de pane total dos sistemas durante o voo.
O fabricante ainda não estipulou uma data de estreia para seu táxi voador, mas já sabe quanto cobrar pela novidade: o Surefly tem preço definido em US$ 200.000 (cerca de R$ 704 mil). Interessados podem reservar a aeronave efetuando depósitos de US$ 1.000 (R$ 3.525).
“É uma aeronave muito boa, bem projetada e que está na vanguarda do ‘estado da arte’. Será muito seguro e confiável”, garante John Graber, diretor de operações da Workhorse e piloto de testes de Surefly.
A Workhorse possui uma série de veículos elétricos em desenvolvimento, embora não tão ambiciosos como o Surefly. A empresa também está desenvolvendo uma picape elétrica e uma van de entregas em parceria com a companhia de carga UPS, com uma “base” de drones no teto.
Grandes nomes da aviação já envolvidos em projetos de táxis voadores são a Airbus e a Embraer. No entanto, os primeiros resultados práticos estão sendo apresentados por empresas novas, como a Kitty Hawk, dos EUA, a E-Volo, da Alemanha, e a EHang, da China, que até o momento apresentou um dos modelos mais convincentes dessa nova era.