Poucos dias depois de por na pista seu caça furtivo pela primeira vez, a Turkish Aircraft Industries (TAI) iniciou a semana apresentando mais um ambicioso programa de aeronave militar. O novo produto da fabricante turca, anunciado no domingo (19), é o ANKA-3 MIUS.
A sigla no nome turco da aeronave com formato de asa voadora indica, em turco, seu propósito e vocação: é um “Sistema Aéreo Nacional Não Tripulado de Combate”. Anka, no idioma local, significa Fénix, a ave mitológica. A primeira imagem do aparelho foi revelada por Temel Kotil, CEO da TAI, em post no Twitter.
“Mantivemos nossa promessa à nossa nação no século da Turquia. MMU e HÜRJET taxiaram, ATAK 2 ligará o motor em breve e ANKA 3 fará seu primeiro voo. Apresentamos nossos produtos, que criamos com milhares de colegas e parceiros de negócios”, escreveu Kotil na rede social, citando ainda outros projetos da companhia.
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Türkiye Yüzyılı’nda milletimize olan sözümüzü tuttuk. MMU ve HÜRJET taksi yaptı, ATAK 2 yakında motor çalıştıracak, ANKA 3 de ilk uçuşunu gerçekleştirecek. Binlerce çalışma arkadaşımız ve iş ortaklarımızla ortaya çıkardığımız ürünlerimizi Çanakkale şehitlerimize armağan ediyoruz. pic.twitter.com/hQVzY774UK
— Temel Kotil (@Temel_Kotil) March 18, 2023
Detalhes técnicos da aeronave ainda não foram divulgados. A mídia local diz que o primeiro voo do protótipo do ANKA-3 é aguardado já para o próximo mês de abril, embora o fabricante não tenha citado um cronograma.
A despeito de suas funcionalidade, o modelo avançado com formato de asa voadora mostra que Ancara está trabalhando para criar um drone de capacidade furtiva e alta performance, esperados de aeronaves com esse plano de design. Trata-se um sobressalto relevante comparado ao simples e pequeno Bayraktar TB2, hoje o “carro-chefe” da indústria bélica turca no exterior, com atuações notórias na guerra em curso na Ucrânia.
Outros projetos recentes de asas voadoras não tripuladas de uso militar são o estadunidense Boeing X-45C, o francês nEURon da Dassault e o russo Sukhoi Okhotnik.
Além do ANKA-3, outra promissora aeronave não tripulada em desenvolvimento na Turquia é o Bayraktar Kizilelma, que fez o voo inaugural recentemente. Projetado com formas furtivas, o modelo é concebido como uma espécie de caça. Ainda neste ano, também devem decolar pela primeira vez o jato de treinamento avançado Hürjet e o TF-X, ambos da TAI.
A Turquia está mostrando ao mundo que é capaz de desenvolver e fabricar aeronaves extremamente competentes. Mesmo não possuindo total independência de tecnologias é muito capaz de fazer a coisa acontecer.
Se esse ciclo não for interrompido pode ser que daqui dez anos a Turquia seja uma potência no desenvolvimento e fabricação de aeronaves militares, hoje uma indústria restrita a pouco mais de dez países no mundo.