O novo jato E195 E2 da Embraer completou no último mês os chamados “testes de spray” necessários para a certificação da aeronave. A avaliação consiste em passar com o avião por uma pista encharcada em procedimentos de taxiamento, decolagem e pouso. Como informou a fabricante em suas redes sociais, os motores e a APU (Unidade de Energia Auxiliar) não ingeriram “quantidades perigosas” de água ou lama durante as provas.
Pelo Twitter, John Slattery, presidente e CEO da Embraer, disse que a certificação do E195 E2 por órgãos aeronáuticos, necessária para sua estreia na aviação comercial, será concluída em 2019. O primeiro operador do jato de nova geração será a companhia aérea Azul, que encomendou 51 aeronaves.
O E195-E2 é o maior avião comercial já desenvolvido no Brasil, com 41,5 metros de comprimento (é mais comprido que um Boeing 737-800) e pode transportar até 146 passageiros. O E195 de primeira geração, no mercado desde 2006, mede 38,6 m e recebe no máximo 124 ocupantes.
Além da fuselagem esticada, o maior modelo da família E2 também conta com motores turbofan mais eficientes e uma asa completamente redesenhada e com quase sete metros a mais de envergadura. Outra novidade no E195-E2 são os controles agora 100% computadorizados (full fly-by-wire) – o E195 tem controles fly-by-wire e mecânicos.
Segundo a Embraer, o novo jato, mesmo ampliado e voando com mais passageiros, é 20% mais eficiente em consumo de combustível comparado ao E195. Segundo o balanço mais recente da fabricante, divulgado em julho deste ano, o E195-E2 soma 145 encomendas, entre pedidos firmes e opções de compra.
A nova série E2 estreou na aviação comercial em abril deste ano com o modelo E190-E2. O primeiro operador da aeronave é a companhia Widerøe, da Noruega. A nova família de jatos comerciais da Embraer ainda será completada pelo modelo E175-E2, que deve chegar ao mercado entre 2020 e 2021.
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