A Embraer anunciou nesta segunda-feira (31) a chegada do jato executivo Legacy 650E, nova versão do Legacy 650. Além de receber atualizações da cabine e receber equipamentos que proporcionam maior automação nos controles, a aeronave também vem com uma garantia de 10 anos (ou 10 mil horas de voo), algo inédito na indústria aeronáutica. De acordo com a fabricante, o jato entrará em serviço em 2017. O modelo custa US$ 25,9 milhões.
“Como uma prova da nossa confiança na herança de robustez e alta disponibilidade do Legacy 650, a nova aeronave terá a mais longa garantia disponível na indústria de jatos executivos,” disse Marco Tulio Pellegrini, presidente da Embraer Aviação Executiva. “Seja para operação comercial ou privada, não há aeronave nesta classe que seja mais econômica, durável e confortável. Esta é uma verdadeira e bem definida proposta de valor”, completou.
O Legacy 650E tem a cabine dividida em três ambientes, além de um uma opção exclusiva de um toalete dedicado para a tripulação na parte dianteira da cabine. A nova versão ainda vem com assentos reestilizados. A aeronave também traz novos “brinquedos” para os pilotos.
A Embraer acrescentou no cockpit do jato o Sistema de Visão Sintética (SVS), que ajuda em procedimentos de aproximação para pouso com baixa visibilidade, além de também conter um sistema anticolisão de tráfego e informação meteorológica de solo. Segundo a Embraer, esse novo equipamento aumenta o “alerta situacional dos pilotos”.
A nova versão do Legacy 650 ainda vem com autothrottle (acelerador automático), o que aumenta o nível de automação da aeronave e reduz o trabalho da tripulação. Além disso, dois iPads com diversos sistemas estão disponíveis no cockpit, com uma série de outras ferramentas de apoio à operação.
O Legacy 650E, um jato executivo da categoria “Large”, comporta até 14 passageiros e pode realizar viagens de até 7.223 km (com quatro passageiros). A Embraer também oferece a opção de internet a bordo, o que exige a instalação de uma antena especial na fuselagem.
10 anos de garantia
Os 10 anos de garantia que a Embraer cobrem danos em sistemas e componentes relacionados à plataforma da aeronave. Já os motores têm garantia de cinco anos (ou 2.500 horas de voo) e o interior e a pintura externa são cobertos pelo fabricante por até dois anos (ou mil horas) Já a APU, a Unidade de Potência Auxiliar, tem garantia de cinco anos (ou três mil horas) e a aviônica (sistemas de voo), mais cinco anos (ou cinco mil horas).
Veja mais: Dassault entrega primeiro Falcon 8X