A Força Aérea Brasileira (FAB) deverá receber mais um lote do caça Saab Gripen F-39E no final deste mês. Partiu do porto de Norrköping, na Suécia, nesta segunda-feira, 2, o navio MV “Heerengracht” levando a bordo a aeronave de combate.
Assim como ocorreu em outras entregas, a Saab não revela a quantidade de caças, mas acredita-se que seja apenas um Gripen, possivelmente o FAB 4108, oitavo caça de produção – a fabricante, a Embraer e a FAB mantém ainda o FAB 4100 como plataforma de testes por enquanto.
A chegada da embarcação está prevista para 23 de setembro em Navegantes (SC), como revelou o Aviação em Floripa. De lá o jato será retirado do navio e rebocado pelas ruas locais até o aeroporto da cidade.
Após ser remontado e ter seus sistemas religados, o Gripen decolará em direção à Base Aérea de Anápolis, em Goiás, onde fica o 1º Grupo de Defesa Aérea (1º GDA), único a operar o jato.
A FAB tem oficialmente um pedido de 36 caças Gripen E e F, esta a versão de dois lugares que ainda está sendo fabricada e não voou. O Comando da Aeronáutica negocia um lote de adicional de aeronaves, mas até o momento nada foi assinado.
Ritmo de entrega
Após entregar o Gripen FAB 4100 em setembro de 2020, a Saab só enviou os dois primeiros F-39E operacionais em 2022, que chegaram em 1º de abril daquele ano e voaram para Goiás cinco dias depois.
Em 25 de setembro de 2022 mais dois caças (FAB 4103 e 4104) desembacaram em Navegantes, seguidos por uma dupla em 4 de maio de 2023 (FAB 4105 e 4106). Em 10 de dezembro do ano passado, o FAB 4107 marcou a última entrega até o momento.
Correção, este será o oitavo gripen de produção, somado com o de testes que será entregue a FAB mais pra frente, já são 9 caças Gripen E no Brasil.