Decolou pela primeira vez nesta segunda-feira, 26, do Instuto de Pesquisas de Voo de Gromov, em Zhukovsky, perto de Moscou, um Il-76LL equipado com um turbofan PD-8.
O novo motor é crucial para que a Rússia possa reduzir a dependência de componentes ocidentais. Desenvolvido pela UEC (United Engine Corporation) e Aviadvigatel, o PD-8 será usado no jato comercial SSJ-New, uma versão do SuperJet com conteúdo local, e também no Beriev Be-200, jato anfíbio.
O PD-8 foi instalado no pilone esquerdo interno do IL-76LL que serve como laboratório aéreo do Instituto Gromov e será utilizado para avalair o motor em voo.
Segundo a Rostec, empresa estatal que controla diversas fabricantes russas, os testes servirão para “registrar s os principais dados operacionais como velocidade, pressão, temperatura, bem como parâmetros adicionais necessários para confirmar as decisões de projeto tomadas e garantir a segurança da operação do turbofan”.
O PD-8 é derivado do PD-14, turbofan de maior potência e que está sendo testado no MC-21, um jato de corredor único da Irkust com capacidade para até 211 passageiros.
Quando for certificado, o novo turbofan substituirá o SaM-146, um motor desenvolvido pela PowerJet, uma joint venture entre a russa NPO Saturn e a francesa Safran.
Desde o início das sanções comerciais implementadas pelo Ocidente após a invasão russa na Ucrânia, novos motores e peças de reposição do SaM-146 estão proibidas de serem enviadas ao país. A situação tem obrigado várias aeronaves a serem mantidas no solo por falta de condições de voo.
Os planos do governo russo, no entanto, são extremamente otimistas. A Rostec espera realizar o voo inaugural do primeiro protótipo do SSJ-New em 2023 e colocar o novo jato em serviço já em 2024.