A Hermeus, uma startup dos Estado Unidos focada em voos hipersônicos, revelou a aeronave Quarterhorse Mk 1 em 28 de março.
O novo protótipo não tripulado é o segundo concluído pela empresa e tem como tarefa testar decolagens e pousos em alta velocidade, explicou a Hermeus.
No ano passado, a companhia concluiu os testes com o Quarterhorse Mk 0, um veículo que serviu para avaliações preliminares apenas no solo.
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O Quarterhorse Mk 1 é propulsionado por um turbojato GE J85, o mesmo usado pelo caça F-5 da FAB, e passará por uma intensa bateria de testes nos próximos meses até realizar o primeiro voo no final de 2024, a partir da Base Aérea de Edwards, na Califórnia.
“A mudança para o programa de testes integrado é o culminar de um enorme esforço de equipe e um evento emocional significativo para toda a empresa”, disse o vice-presidente de testes da Hermeus, Don Kaderbek.
A Hermeus planeja concluir quatro aeronaves nesta fase do programa. Enquanto o Mk 0 não tinha nem mesmo a fuselagem completa, o Mk 1 não deve ultrapassar a barreira do som.
A tarefa caberá ao Mk 2, que pretende atingir até Mach 3. Ele usará um motor Pratt & Whitney F100, mais potente e que equipa os caças F-15 e F-16.
Por fim a companhia fará o Mk 3, que pretende ser aeronave mais veloz do mundo, quebrando os recordes do avião-espião SR-71, da Força Aérea dos EUA.
Entre os planos futuros da Hermeus estão desenvolver um drone de alta velocidade e um veículo hipersônico multimissão para uso militar.
Além disso, a empresa acredita que poderá viabilizar voos hipersônicos de passageiros.