Novo protótipo do avião hipersônico Quarterhorse é revelado

Veículo não tripulado Mk 1 da Hermeus é propulsionado por um motor GE J85 e deverá voar ainda em 2024, mas não quebrará a barreira do som
O Quarterhorse Mk 1 vai voar este ano, mas não quebrar a barreira do som
O Quarterhorse Mk 1 vai voar este ano, mas não quebrar a barreira do som (Hermeus)

A Hermeus, uma startup dos Estado Unidos focada em voos hipersônicos, revelou a aeronave Quarterhorse Mk 1 em 28 de março.

O novo protótipo não tripulado é o segundo concluído pela empresa e tem como tarefa testar decolagens e pousos em alta velocidade, explicou a Hermeus.

No ano passado, a companhia concluiu os testes com o Quarterhorse Mk 0, um veículo que serviu para avaliações preliminares apenas no solo.

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O Quarterhorse Mk 1 é propulsionado por um turbojato GE J85, o mesmo usado pelo caça F-5 da FAB, e passará por uma intensa bateria de testes nos próximos meses até realizar o primeiro voo no final de 2024, a partir da Base Aérea de Edwards, na Califórnia.

“A mudança para o programa de testes integrado é o culminar de um enorme esforço de equipe e um evento emocional significativo para toda a empresa”, disse o vice-presidente de testes da Hermeus, Don Kaderbek.

Arte do Quarterhorse Mk 2, que usará um motor PW F100
Arte do Quarterhorse Mk 2, que usará um motor PW F100

A Hermeus planeja concluir quatro aeronaves nesta fase do programa. Enquanto o Mk 0 não tinha nem mesmo a fuselagem completa, o Mk 1 não deve ultrapassar a barreira do som.

A tarefa caberá ao Mk 2, que pretende atingir até Mach 3. Ele usará um motor Pratt & Whitney F100, mais potente e que equipa os caças F-15 e F-16.

Por fim a companhia fará o Mk 3, que pretende ser aeronave mais veloz do mundo, quebrando os recordes do avião-espião SR-71, da Força Aérea dos EUA.

Entre os planos futuros da Hermeus estão desenvolver um drone de alta velocidade e um veículo hipersônico multimissão para uso militar.

Além disso, a empresa acredita que poderá viabilizar voos hipersônicos de passageiros.

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