O gigante An-124 anotou um novo recorde. Uma das sete aeronave do tipo em serviço com a companhia cargueira Antonov Airlines completou nesse domingo (13) o transporte de um satélite da SpaceX pesando 55 toneladas.
De acordo com a empresa estatal da Ucrânia, esse foi o equipamento espacial mais pesado transportado a bordo do “Ruslan” em seus quase 40 anos de carreira.
A carga foi embarcada no aeroporto de Toulouse, na França, no sábado (12) e a aeronave seguiu para o Gander, no Canadá, onde fez uma parada de reabastecimento antes de chegar ao seu destino final, no Centro Espacial Kennedy da NASA, no estado da Flórida, nos EUA.
Segundo a companhia, o embarque e desembarque do satélite no An-124 levou cinco horas para ser executado. A carga foi transportado em um contêiner especial construído pela Airbus.
We have safely transported our largest satellite to date!
From Biagnac airport, Toulouse, France to NASA Shuttle Landing Facility airport, Titusville, USA.
Weighing 55 tonnes the Space X satellite was transported on an AN-124 in a specially built container designed by Airbus. pic.twitter.com/pEfJ1sDZwm
— ANTONOV Airlines (@AirlinesAntonov) December 14, 2020
O satélite de 55 toneladas é um objeto relativamente leve para o An-124. Em testes de voo realizados no passado, o quadrimotor ucraniano já transportou incríveis 171 toneladas de carga. Atualmente, a aeronave é certificada para embarcar volumes com peso máximo de 150 toneladas.