Quase dois anos depois do prazo inicial de entrega (em 11 de maio de 2014), o novo Terminal 1 do Aeroporto de Viracopos, enfim, começará a operar voos nacionais. A ABV, concessionária responsável pelo terminal, revelou que a companhia aérea Azul fará testes no Píer C a partir desta segunda-feira (29).
Os voos que serão transferidos do antigo terminal ainda não foram definidos, porém, o objetivo é testar os sistemas e infraestrutura antes de levar mais voos para o novo terminal. O objetivo da ABV, no entanto, é que todos os voos nacionais estejam no Terminal 1 até o final de março.
O aeroporto de Viracopos é o único dos três primeiros terminais da primeira rodada de concessões que não cumpriu os prazos estabelecidos com o governo. A expectativa, na época da assinatura do contrato, é que o novo terminal estivesse funcionando a tempo de receber os passageiros para a Copa do Mundo de 2014. Em vez disso, a concessionária apenas recebeu de forma provisória algumas delegações que usariam centros de treinamento na região como a seleção de Portugal.
Veja também: Aeroporto de Congonhas é considerado um dos mais pontuais no mundo
Formada pelas empresas Triunfo, Egis e UTC, a concessionária Aeroportos Brasil venceu a concorrência pelo terminal e prometeu transformar Viracopos no maior terminal aéreo do país até o fim da concessão, em 2042, com movimento anual na casa dos 80 milhões de passageiros, o dobro do que passa hoje por Guarulhos, o maior aeroporto do Brasil.
Mas, na prática, o que se viu foi um início turbulento. Com um desafio muito maior que os assumidos pelas concessionárias de Guarulhos e Brasília (que apenas ampliaram seus respectivos aeroportos), a ABV teve que tirar do papel um terminal inteiro. No começo das obras, mais de 5 mil operários trabalhavam em sua construção e logo vieram problemas com acidentes.
Consumindo quase todos os recursos providenciados pelo BNDES, a obra perdeu ritmo meses antes da Copa quando ficou claro que a ABV não conseguiria entregar o terminal a tempo. Após o evento, foram meses para conseguir entregar parcialmente o Píer A, internacional, que começou a operar em dezembro com voos da Azul, American, TAP, Copa e Gol. Ainda assim, quem conviveu com o espaço sofreu com falta de serviços, lojas e ambientes ainda empoeirados.
Lava Jato
A situação piorou no ano passado quando a operação Lava Jato prendeu o presidente da UTC, uma das sócias. Após uma demorada negociação com o governo, a ABV obteve mais um financiamento para concluir o Píer C, exclusivo para voos nacionais – o Píer B, misto, ficará em obras para receber uma possível ampliação de demanda.
Segundo a ABV, o novo Terminal 1 de Viracopos pode receber até 25 milhões de passageiros, uma vez e meia o movimento atual, na casa dos 10 milhões de passageiros. O antigo terminal deverá ser desativo e transformado em área de serviços para os funcionários do aeroporto.
Estive no terminal 1 de Viracopos no início deste mês e na última semana.
O lugar está parecendo um aeroporto fantasma. Apenas a Azul e a Gol, com apenas um vôo diário estão funcionando. A American Airlines deixará de operar nesse aeroporto no final deste mês de fevereiro.
Parece que tudo ainda está em obra, e que não haverá muitos vôos a curto prazo operando por lá.
Por último, há de se frizar que há apenas dua lanchonetes em um terminal daquela magnitude.
Esperarar pra ver.
Bom amigo ALEX como diz o texte são voos teste… ou vc quer lotar o terminal com pousos e decolagens sem fazer os devidos testes e preparação?
Experimente Vc. oh, eleitor/contribuinte atrasar 2 anos o pagamento dos seus impostos ou seu cartão de crédito. Aí Vc. verá o que é bom pra tosse.
Uuuuuhooooo vamos tomara que a azul olhe também para a América do Sul
Alex, é preciso ter bom senso. O Terminal ESTÁ EM OBRAS, NÃO está funcionando nem 5%. O que existe é para atender 3 voos diários internacionais e só. Somente a partir abril, quando os mais de 400 voos diários forem transferidos, quando estiver circulando em média 27 mil passageiros por dia, somado aos mais de 6 mil funcionários que serão transferido para lá, somente a partir de então o Terminal 1 será dito entregue na integra. Por enquanto não faz sentido falar em aeroporto fantasma, e sim aeroporto em obras de finalização.