Novo turboélice chinês MA700 começa a tomar forma

Aeronave comercial projetada pela fabricante estatal AVIC vai concorrer com o tradicional ATR 72
Projeto do MA700 está paralisado desde o ano passado devido a sanções econômicas do Canadá (Weibo)
A AVIC soma quase 200 pedidos pelo turboélice MA700 (Weibo)

A fabricante estatal chinesa AVIC (Aviation Industry Corporation of China) apresentou nesse domingo (29/3) o primeiro protótipo do turboélice MA700. A aeronave construída na sede da empresa em Xi’an, na província de Shaanxi, noroeste da China, é destinada a testes estáticos.

A exemplo de outros projetos de aviões comerciais em andamento na China, o MA700 também está um tanto atrasado. O primeiro protótipo de voo deveria ser concluído em 2017, com voo inaugural em 2019 e a certificação programada para 2021. Agora, se não houver mais empecilhos no desenvolvimento, o novo turboélice deve ganhar os céus somente no próximo ano e sua chegada ao mercado é esperada para meados de 2022 ou 2023.

O MA700 é o terceiro membro da família de aviões turboélices “Modern Ark”, que já conta com os modelos MA60 e o MA600, ambos lançados na década passada e que somam mais de 100 unidades entregues, a maioria no mercado asiático.

Pela definição do fabricante, o MA700 é um turbo-hélice comercial de médio alcance. Dados preliminares da AVIC apontam que aeronave poderá alcançar a velocidade máxima de 640 km/h (com velocidade de cruzeiro estimada entre 550 km/h e 580 km/h) e percorrer cerca de 1.700 km com peso máximo de 27.600 kg. Já a cabine é projetada para acomodar entre 78 e 85 passageiros.

Essa capacidade e desempenho aproximam o futuro avião chinês do ATR 72, hoje o turbo-hélice comercial mais vendido no mundo com mais de 80% de participação no segmento. A aeronave da AVIC, porém, é ligeiramente superior em porte e performance comparada ao tradicional modelo da fabricante ítalo-francesa controlada pela Airbus.

O programa de desenvolvimento do MA700 foi iniciado em 2007. Desde então, mesmo sem ainda ter o produto construído, a fabricante chinesa já recebeu quase 200 pedidos pela aeronave de 11 clientes. Além de encomendas de companhias aéreas e grupos de leasing de aeronaves da China, o avião também foi encomendado por empresas da África do Sul, Barein, Cambodja, Nepal e Paquistão.

O MA700 supera o ATR 72 em quesitos como capacidade de passageiros e velocidade máxima (Divulgação)
O MA700 supera o ATR 72 em capacidade de passageiros e velocidade máxima (Divulgação)

O MA700 é um dos quatro aviões comerciais em desenvolvimento atualmente na China e o único nesse segmento impulsionado por motores turbo-hélice. Outros projetos em andamento no país são comandados pela COMAC, outra fabricante estatal chinesa, com os jatos C919 e CR929 (projetado em parceria com a UAC, da Rússia) e o ARJ21, o primeiro jato comercial produzido em série na China.

Veja mais: Shanghai Y-20, o Boeing 707 “xing-ling”

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  1. Este é um nicho de mercado com poucos fabricantes, oportunidade para a indústria nacional desenvolver modelos para a aviação regional de muitas regiões como a América Latina, Europa, Ásia, América do Norte, Oceania.

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