Previsto anteriormente para ocorrer neste ano, o lançamento do avião turboélice de última geração da Embraer pode atrasar, mas sua entrada em serviço em meados de 2028 ainda é possível. É o que sugeriu Arjan Meijer, CEO da Embraer Aviação Comercial, em entrevista ao website AIN.
Segundo o executivo, a empresa ainda está definindo as características técnicas da aeronave, o que inviabiliza o lançamento industrial do programa neste momento. “Não vamos cumprir os prazos que demos antes e não vamos dar um novo prazo porque não queremos ficar numa posição defensiva”, disse. “Estamos tentando atingir o ponto de design do turboélice em todos os aspectos diferentes, então, se não chegarmos lá, não lançaremos. Precisamos de mais tempo.”
Meijer, em contrapartida, mencionou que o atraso no lançamento oficial do projeto não muda necessariamente a meta da estreia comercial do novo turboélice. “Podemos atrasar e ainda atingir a [meta] de 2028”, explicou. “Mas, neste momento, não sei quanto tempo precisamos. Nem sempre é útil cumprir um prazo. Você precisa deixar essas coisas evoluírem.”
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Embora o segmento dos turboélices seja considerado o ramo mais adequado para a introdução de novas tecnologias de motorização na aviação, como sistemas híbridos-elétricos e motores a hidrogênio, o CEO da divisão comercial da Embraer acredita que essa transição não deve ocorrer tão cedo.
Na visão de Meijer, as novas tecnologias de propulsão ainda não avançaram o suficiente ao ponto de alimentar com eficiência um avião turboélice com capacidade entre 70 e 90 passageiros, como o conceito proposto pela Embraer. A fabricante, no entanto, projeta a aeronave com a possibilidade de adotar novos tipos de motorização no futuro.
Que o Senhor abençõe a Embraer e que ela cresça muito!!