A Daher, fabricante associada à francesa TBM, revelou o Kodiac 900, seu novo turboélice monomotor utilitário em Oskhkosh nesta segunda-feira.
A aeronave é derivada do Kodiac 100, porém, oferece mais espaço interno e um desempenho aprimorado capaz de fazer frente ao bem-sucedido Cessna Caravan.
A Daher manteve o programa de desenvolvimento longe dos holofotes a ponto de a certificação pela FAA (Federal Aviation Administration) já ter sido concedida no dia 20 de julho.
Para se ter uma ideia, o primeiro protótipo do Kodiac 900 voou em 28 de fevereiro de 2020, após um período de desenvolvimento de cerca de três anos. Segundo a Daher, três aeronaves foram utilizadas em mais de 600 horas de voos e mais 800 horas de testes em solo.
O Kodiac 900 recebeu uma extensão na fuselagem de 1,19 m além de uma nova janela lateral. A aeronave também utiliza uma versão mais potente e econômica do motor PT-6, fornecido pela Pratt & Whitney Canada, com 900 hp.
Outras mudanças incluem carenagens no trem de pouso fixo e uma escada retrátil, que contribuem para melhorar a aerodinâmica.
O turboélice de asa alta também conta com hélices de cinco pás da Hartzell. Graças a esse conjunto, a aeronave pode atingir 389 km/h de velocidade de cruzeiro, além de decolar e pousar em pistas bastante curtas.
Concorrente do Cessna Caravan
Assim como seu principal oponente, o Kodiac 900foi concebido com uma aeronave bastante versátil, capaz de ser usada com cabine executiva ou então transportar cargas ou servir em missões de resgate aeromédico.
Comparado ao avião da Cessna, o novo turboélice da Daher oferece menos área de asa, mas uma cabine mais longa e alta. No entanto, o Kodiac 900 só pode transportar até 10 passageiros contra até 14 do Caravan.
Embora compartilhem o mesmo peso máximo de decolagem (3.629 kg), o Kodiac 900 é mais veloz (45 km/h a mais) e leva uma carga paga superior. O alcance, no entanto, é um cerca de 200 km menor.
Segundo a Daher, as primeiras entregas do Kodiac 900 ocorrerão em 2023. A aeronave é produzida numa fábrica da empresa em Sandpoint, no estado de Ohio, nos EUA.
Compare o Kodiac 900 com o Cessna Caravan:
Daher Kodiac 900 | Cessna Caravan | |
---|---|---|
Comprimento | 11,4 m | 11,5 m |
Envergadura | 13,7 m | 15,9 m |
Altura | 4,9 m | 4,5 m |
Área de asa | 22,3 m² | 25,96 m² |
Cabine | ||
Altura | 1,45 m | 1,37 m |
Largura | 1,37 m | 1,63 m |
Comprimento | 5,76 m | 5,28 m |
Passageiros | Até 10 | De 10 a 14 |
Desempenho | ||
MTOW | 3629 kg | 3629 kg |
Payload | 1647 kg | 1393 kg |
Velocidade de cruzeiro | 389 km/h | 344 km/h |
Alcance máximo | 1794 km | 1982 km |
Distãncia de decolagem | 309 m | 626 m |
Distância de pouso | 445 m | 495 m |
Altitude | 7620 m | 7620 m |
Motor | ||
Modelo | PT6A-140A | PT6A-114A |
Potência | 900 hp | 675 shp |
Hélices | 5 pás | 3 pás |
O nome Caravan terá um peso fundamental na decisão de qual aeronave utilizar. Caravan já está a décadas no mercado com excelentes serviços prestados. Além disso a Cessna vem aí com o skycurrier que vai impactar muito o mercado.
O avião monomotor Cessna Gran Caravan em seu último modelo vem com um motor P&W de 876 show e com hélice de 4 pás.