Nas próximas semanas, dois aviões comerciais russos realizarão seus voos inaugurais, marcando uma novo capítulo na indústria aeroespacial do país. Embora não sejam exatamente novos, o jato MC-21-310 e o turboélice Il-114-300 reincorporam o espírito da Rússia em produzir suas aeronaves de forma independente.
O primeiro é a versão do jato para até 211 passageiros com motores fabricados no país e que substituem o turbofan americano PW1400G, da Pratt & Whitney. Já o segundo é uma reedição modernizada do velho Il-114 e que está sendo resgatado como aeronave regional para atender o imenso território russo.
Durante a visita do ministro da Indústria e Comércio da Federação Russa Denis Manturov, nesta sexta-feira (27), a Irkut, fabricante do MC-21, confirmou que o protótipo com motores Aviadvigatel PD-14 voará até o final do ano. A aeronave está atualmente nos testes finais no solo em sistemas de alimentação de combustível e de energia.
“Hoje vimos o MC-21-310, que fará seu primeiro voo com motor PD-14 até o final do ano. Os testes de certificação de vôo da aeronave MC-21-300 continuam. Nossa tarefa é obter um certificado russo até o final do próximo ano. E então esperamos a validação de acordo com os padrões europeus da agência EASA”, afirmou Manturov, se referindo à versão equipada com motores ocidentais e que voou pela primeira vez em 2017.
O MC-21 é um jato de porte semelhante ao A320 que incorpora avanços tecnológicos capazes de torná-lo mais econômico que aeronaves mais antigas. A UAC, holding que controla a Irkut, havia lançado o modelo como uma tentativa de disputar mercado com Boeing e Airbus, mas o clima tenso com os EUA e alguns países da Europa ameaça o fornecimento de componentes importantes para o jato. Por isso, a empresa decidiu desenvolver uma variante com fornecedores locais.
Primeiro voo do Il-114-300 nos próximos dias
Antes de o MC-21-310 ganhar os céus, outra aeronave russa realizará seu primeiro voo. O turboélice Il-114-300 está nos preparativos finais para fazer sua decolagem inaugural nos próximos dias, revelou a agência TASS também nesta sexta-feira. A informação foi compartilhada pelo mesmo Manturov durante a visita à cidade de Irkutsk, onde ficam a instalações da Irkut.
“A primeira aeronave está no pátio se preparando para o vôo inaugural. Isso acontecerá nos próximos dias. A segunda aeronave está quase pronta. Cumprimos o prazo que foi traçado. Esperamos ter as primeiras entregas para as companhias aéreas russas em 2023″, disse o ministro.
O Il-114-300 é uma versão modernizada do antigo Il-114 e está sendo testado em Zhukovsky, nas instalações da Ilyushin. Ele possui motores russos Klimov com hélices de seis pás e é otimizado para uso em aeroportos sem grande infraestrutura, na esperança de atender regiões inóspitas da Rússia. Com capacidade para 68 passageiros, o turboélice lembra o modelo britânico BAe ATP, este por sua vez, uma versão maior e mais moderna do Avro 748 que operou no Brasil.
Ambos dependem, no entanto, da ajuda do governo russo para conseguir encomendas. As companhias aéreas do país geralmente são “convidadas” a arrendar esses aviões como forma de estimular a indústria aeroespacial. Espera-se que no caso do MC-21 seu desempenho operacional e economia também sejam atrativos de fato.
Veja também: Rumores apontam que a Argélia teria comprado 14 caças Su-57