O primeiro trimestre de 2022 se mostrou positivo quanto ao aumento do volume de passageiros em viagens aéreas no Brasil. Entre janeiro e março, as compras de passagens quase dobraram em relação ao mesmo período do ano passado, mas ao mesmo tempo as reclamações beiraram aumento 3 vezes superior.
Os dados são da Airhelp, empresa especializada em direito de viajantes aéreos, e mostram que 17,3 milhões de passageiros foram embarcados nos primeiros três meses de 2022, contra 9,4 milhões um ano antes. Isso representa uma alta de 84%.
Em contrapartida, o número de atrasos e cancelamento passou de 787,7 mil para 2,2 milhões, aumento de 179%. Isso significa, segundo a Airhelp, que um em cada 12 passageiros sofreu com algum problema em 2021, enquanto em 2022, essa razão cresceu para 1 em cada 8.
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Atrasos superiores a 4 horas e cancelamentos
O mesmo levantamento também revela que os atrasos superiores a 4 horas também tiveram uma forte elevação. Durante 2021, um total de 8,9 mil passageiros foram afetados com essa falha no primeiro trimestre do ano, o que representa um em cada 1.055 passageiros. No atual ano, esse tipo de ocorrência subiu para 50,2 mil, o que dá uma média de um caso a cada 346 passageiros.
Fazendo o recorte apenas dos cancelamentos, eles chegaram a 126,3 mil no primeiro trimestre de 2021 (um em cada 75 passageiros), ao passo que em afetaram 357,7 mil passageiros (um em cada 48).
De acordo com a Airhelp, todos esses dados são baseados em voos regulares no Brasil e rastreados por sua plataforma de inteligência artificial. A empresa afirma que 1 em cada 59 passageiros pediu indenizações às companhias aéreas, um aumento de 108,9 mil, no primeiro trimestre de 2021, para 357,7 mil nos três primeiros meses de 2022.