Primeira aeronave de caça projetada na Turquia e logo um modelo de 5ª geração, o TF-X da fabricante local Turkish Aerospace Industries (TAI) agora tem uma designação mais apropriada: Kaan. O nome do avião foi revelado nesta segunda-feira (1) numa pomposa cerimônia nas instalações da TAI na capital Ancara, com direito a sobrevoos de aeronaves da força aérea, grande público e a presença do presidente turco Recep Tayyip Erdoğan.
Kaan é um nome masculino muito popular na Turquia (e na Ásia Central) e com muitos significados, todos eles indicando poder. É o “Rei dos Reis”, “O Soberano”, “O guerreiro indomável da terra e do céu”, entre outros. Em turco, também significa literalmente “Khan, governante”, que vem do antigo título do Império Mongol fundador por Genghis Khan.
Num longo discurso em que abordou questões nacionais e as evoluções da capacidade militar turca nos últimos anos, Erdoğan comentou sobre as características do Kaan de forma didática e detalhada.
Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
“Imagine um avião que entrará em seu covil sem ser visto pelo inimigo. Ele retornará à sua base tão silenciosamente quanto veio. Este avião será feito pelos próprios engenheiros do país e os pilotos o pilotarão. O Kaan será equipado com seu próprio radar e computador de missão. Em alguns anos, completaremos todos os testes e os entregaremos ao inventário. Seremos um dos cinco países produtores desse tipo de caça de quinta geração no mundo”, disse o presidente turco.
Başkan Erdoğan, bir yeni projeye daha imzasını attı #KAAN #İstikbalinYüzyılı
— Kaç Saat Oldu? (@KacSaatOlduTR) May 1, 2023
Devidamente batizado, o novo caça turco ainda segue em desenvolvimento com etapas de testes em preparação para o voo inaugural. Conforme mencionado anteriormente por Erdoğan, a data preferida para a decolagem inaugural do Kaan é 29 de outubro de 2023, quando será celebrado os 100 anos da República Turca.
O programa TF-X tem sido desenvolvido há cerca de uma década pelo governo turco, que pretende estabelecer uma grande independência de fornecedores estrangeiros. O país, localizado entre a Europa e Ásia, tem mantido relações pouco previsíveis com o Ocidente, seus vizinhos do Oriente Médio e as potências nucleares Rússia e China.
Originalmente, a Força Aérea Turca deveria ter recebido caças F-35, mas a compra de mísseis terra-ar russos S-400 motivou o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a retirar a Turquia do programa Joint Strike Fighter. Sem a chance de operar o jato de 5ª geração da Lockheed Martin, o TAI Kaan poderá ocupar a lacuna de interceptador furtivo do país. O novo avião também deverá substituir os mais de 200 caças F-16 da frota turca ao longo da próxima década.
A TAI programa a entrada em serviço do Kaan na Turquia para meados de 2029. A Força Aérea Turca, embora participe do projeto, ainda não formalizou um pedido pela aeronave.
Dados preliminares da TAI indicam que o Kann terá peso máximo de decolagem de 27.200 kg, 19 metros comprimento por 12 m de envergadura e velocidade máxima de Mach 2 (2.470 km/h). O caça será impulsionado por dois motores General Electric GE F110 produzidos sob licença na Turquia pela TUSAŞ Engine Industries (TEI) – versões desse motor são utilizadas, por exemplo, nos caças norte-americanos F-15 e F-16. Mais adiante, a aeronave deve adotar um motor caseiro baseado no Eurojet EJ200 – motor baseado no Rolls-Royce XG-40 usado no Eurofighter Typhoon.
Revoada turca
O evento do batismo do Kaan foi mais uma das diversas conquistas recentes da indústria aeroespacial da Turquia. Na última semana, a TAI completou o voo inaugural do Hurjet, o primeiro jato supersônico construído na Turquia. Também em abril, voou o protótipo do helicóptero de ataque TAI T929 ATAK 2.
Fora o avanço com as aeronaves militares tripuladas, a Turquia também está ganhando notoriedade no segmento dos drones. Outra empresa turca, a Baykar Technology ficou famosa com os modelos da série Bayraktar, empregados pela Ucrânia na guerra contra a Rússia. A fabricante ainda trabalha no Kizilelma, um drone furtivo.