Lançado em maio, o ranking de avaliação dos passageiros começa a produzir resultados interessantes. A ANAC criou um site para que os usuários do transporte aéreo no Brasil pudessem dar notas aos serviços das companhias aéreas que operam aqui.
O ranking hoje aponta a OceanAir como melhor companhia nacional, com média de 7,66, seguida da Trip, com 7,53 e da Azul, com 6,96 – a Webjet vem em 4º, com 6,75.
As principais companhias aéreas do país, a TAM e a Gol/Varig, aparecem em posição intermediária apenas: a primeira tem nota 6,07 e a segunda, 5,68. Ambas têm o maior volume de avaliações – 390 e 432, respectivamente.
O site funciona da seguinte maneira: o passageiro cria um login e dá notas de 1 a 10 em diversos quesitos. Até agora, 1 200 pessoas se inscreveram na ANAC. Nos voos internacionais, a quantidade mínima de opiniões ainda não foi atingida, o que não permite apontar os melhores.