Ofuscado pelo KC-30, Embraer KC-390 realiza primeiro reabastecimento aéreo na FAB

Aeronave multimissão está em serviço há três anos, mas cumpriu a primeira transferência de combustível para caças F-5 em 9 de agosto
Um protótipo do KC-390 com os pods de reabastecimento aéreo (FAB)

Em serviço na Força Aérea Brasileira (FAB) desde setembro de 2019, o KC-390, da Embraer, tem entre suas atribuições realizar o reabastecimento aéreo de aeronaves como alternativa mais eficiente aos turboélices KC-130.

No entanto, apenas após três anos de operação, a aeronave finalmente foi utilizada em treinamento nessa função. Segundo a Força Aérea, no dia 9 de agosto o KC-390 FAB 2857 decolou da Base Aérea do Galeão para encontrar dois caças F-5 e transferir 2.900 kg de combustível.

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A operação faz parte do contrato da Aeronáutica com a Embraer, cujos instrutores acompanharam o treinamento, realizado no Rio de Janeiro (RJ).

Para operar como aeronave de reabastecimento aéreo, o KC-390 recebe dois pods com mangueiras retráteis instalados sobre as asas e que tem uma razão mínima de vazão de 800 litros por minuto – o jato é capaz de transportar até 25 toneladas de combustível para uso em outros aviões.

O KC-390 FAB 2857 e os dois F-5 que receberam quase 3 toneladas de combustível (FAB)

Missão repassada ao KC-30

A FAB não possuía um avião-tanque a jato desde a aposentadoria dos KC-137 há cerca de dez anos. Apesar de demonstrar eficiência no cumprimento da missão a qual foi projetado, o KC-390 deixará de ser o principal vetor de reabastecimento aéreo após a decisão do atual Comando da Aeronáutica de adquirir dois Airbus A330-200, renomeados como KC-30.

Os dois widebodies, cujo primeiro foi recebido em agosto e o segundo está sendo preparado para ser pintado com as cores da força, serão convertidos para o padrão MRTT (Multi Role Tanker Transport) até 2024.

Por outro lado, a FAB está em meio a desgastantes discussões com a Embraer para reduzir o pedido inicial de 28 KC-390 para cerca de 15 aeronaves. Os dois parceiros acordaram um corte de seis jatos em março, mas semanas atrás a Aeronáutica decidiu eliminar mais uma aeronave de forma unilateral, o que motivou a fabricante a buscar o “reequilíbrio econômico e financeiro dos Contratos”.

O KC-30 será o principal vetor de reabastecimento aéreo da FAB a partir de 2024 (FAB)

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  1. Srs b dia. O Governo Federal pode unilateralmente diminuir ou aumentar contratos firmados em até 25%. Este KC-390 retirado do contrato completa 25% a menos do pedido inicial. Seria uma pena se o número for diminuído ainda mais. O KC-30 é um baita avião, porém mais útil em operações aonde você tem um número grande de caças a serem reabastecidos e o “alvo” ficar mais afastado das bases.
    Um grande abraço!

  2. É resultado dessa péssima atual administração da FAB. Esse comandante mais parece um menino pirracento onde quer fazer prevalecer suas opiniões em detrimento do interesse maior do Brasil que é o fortalecimento da industria brasileira… É notório!!

  3. Sugiro vc pesquisar , o KC 390. Não foi ofuscado pelo Hércules , a Holanda adquiriu 5 KC e encostou os Hércules , trata-se de estartegia da FAB !

  4. O Brasil gasta bilhões enchendo o rabo de dinheiro dos governadores ladrões e falta dinheiro para equipar as Forças Armadas.

  5. Enquanto isso os estados Unidos,já faz isso há mais de 40 anos atrás só p se ter uma idéia,a Rússia nem precisa falar,parece tá no sangue deles abastecer aviões no ar,mas isso temos um culpado,os próprios americanos não deixam nosso Brasil ir pra frente,desde de lá de trás.

  6. Rogério, se soubesse mais sobre o Brasil, entenderia que orçamento federal e estadual estão tão distantes quanto Brasil e Japão. O orçamento militar brasileiro é um dos maiores do mundo, maior que o de Israel e regulado pelo governo federal. Infelizmente não são chegados em reequipamenro mas em mamatas como aposentadoria aos 45 anos, aposentadoria para filhas, leite condensado, picanha, Viagra e prótese peniana, fora salário milionários para alguns oficiais de alta patente. Por que estes militares odeiam o PT Por que reequipou as forças armadas para trabalhar não para mamar

  7. Ofuscado para quem não tem conhecimento, pois o c-390 é um imenso avanço para a FAB, estão em categorias diferentes

  8. Por isso que o Brasil não vai para frente com suas empresas nacionais por que quando eles
    fazem contrato de compras de produtos acabam deixando elas na mão e atrapalhando o desenvolvimento das mesmo e optando em comprar produtos estrangeiros e já não dando prioridade a produtos nacionais igual o que acontece com a empresa Ingesa do carro chefe Osório.

  9. Já quebraram a ENGESA e a avibras indo para o mesmo caminho.
    Falta seriedade e competência, não é possível definir algo e depois ir vendo que definiu errado????
    É muito sério esse tipo de bate cabeça ainda mais nas armas.

  10. Teria que usar também esses aviões da Fab para serviços de utilidade da população e quem sabe até prestando serviços para setor privado. Muito gasto inútil das forças armadas sem benefício para o Brasil

  11. Mudando completamente o foco da conversa , pergunto se os editores deste canal sabem explicar porque os Grippen 03 e 04 que foram entregues em novembro de 2021 na Suécia , com a presença do Comandante da Aeronáutica e ainda não chegaram ao Brasil ? Muito estranho e ninguem fala nada ? Vale lembrar que em dezembro de 2023 fazem 10 anos que a FAB decidiu pelo Grippen .

  12. A FAB quer quebrar a Embraer igual quebraram a Engesa? Mantenha o contrato. Preferem dar $$$ para a Airbus, aff.

  13. É preciso , com urgência o Brasil se conscientizar da necessidade de uma indústria de defesa nacional, de ponta, que gera empregos de alto nível de alta tecnologia, adequadas às necessidades do país e da defesa da Amazônia e das rotas marítimas, vez que representam 90% do nosso comércio. Verbas constantes no orçamento!!

  14. A força aérea precisa parar de preciosismo e prediletismo e permitir que o Exército e a Marinha possam adquirir aeronaves como essa, assim como ocorre nos Estados Unidos.

  15. Chega a ser ridículo ouvir tanta gente vaidosa fingindo que entende de tudo Em minha humilde opinião deve estar havendo uma troca de prioridades entre comprar caças ou aviões de apoio e logística. Afinal, de que adianta ter mais aviões de abastecimento do que aviões a serem abastecidos?

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