O NTSB (National Transportation Safety Board), órgão de segurança no transporte dos EUA, emitiu recomendações de segurança urgentes à agência de aviação civil, a FAA, e a Boeing para que verifiquem o sistema de controle do leme de alguns jatos 737.
Segundo a agência, um incidente em 6 de fevereiro com um 737 MAX 8 da United Airlines está sendo investigado após os pedais do leme terem ficado “presos” na posição neutra durante pouso no Aeroporto de Newark, em Nova Jersey.
O comandante acabou sendo obrigado a usar o leme de direção do trem de pouso dianteiro para controlar a aeronave após o pouso. Não houve danos ao 737 e os 155 passageiros e seis tripulantes não tiveram quaisquer ferimentos.
Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Telegram | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
O sistema é fornecido pela Collins Aerospace, do grupo RTX, e que foi testado por investigadores do NTSB. Segundo eles, em ambiente frio a função dos atuadores foi significativamente comprometida.
Segundo a Collins, mais de 353 atuadores do tipo foram entregues à Boeing desde 2017. O equipamento é usado por algumas versões do 737NG e 737 MAX.
“O NTSB recomendou que a Boeing determine as respostas apropriadas da tripulação de voo, além de aplicar a força máxima do pedal para tais situações em voo ou durante o pouso”, disse a agência de segurança dos EUA.
A FAA afirmou que apenas a United operava aeronaves com o atuador com problemas, mas que todos já foram substituídos há meses. A American Airlines, no entanto, reconhece que alguns de seus 737 tinham o componente.