A OTAN recebeu o primeiro Boeing E-3A Sentry AWACS modernizado em 25 de outubro.
A aeronave baseada no Boeing 707 de passageiros pousou na Base Aérea de Geilenkirchen, na Alemanha, após passar por modificações desde abril de 2022.
Segundo a OTAN, o jato de qautro motores passou pelo Programa Final de Extensão de Vida Útil (FLEP em inglês), que manterá o E-3 apto a operar até 2035.
O E-3A Sentry realizará agora testes de solo e de voo antes de retornar ao serviço.
“Durante esta fase, a aeronave será operada e mantida por pessoal da Agência de Gestão do Programa de Alerta Aéreo Antecipado e Controle da OTAN (NAPMA) e da Equipe de Testes Combinados da Força NAEW&CF (CTT), o que aumentará o suporte para os testes de desenvolvimento dessas modificações”, disse a OTAN.
Boeing E-7 Wedgetail será o substituto do E-3
O E-3A Sentry é uma aeronave de alerta aéreo antecipado equipada com um radar pulso doppler na enorme antena giratória instalada na parte superior da fuselagem.
A OTAN decidiu ter sua própria frota de aviões-radar há mais de 40 anos e o primeiro E-3 pousou em Geilenkirchen em fevereiro de 1982.
Um total de 18 aeronaves foi recebida, das quais 14 seguem operacionais, fornecendo vigilância para 20 países da aliança militar.
Apesar da reforma, os E-3 começarão a ser substituídos pelos Boeing E-7A Wedgetail a partir de 2031.
A OTAN encomendou seis aeronaves inicialmente, que são baseadas no 737-700 e possuem um radar mais avançado e capaz, de abertura sintética.