OTAN recebe primeiro E-3A AWACS com modernização final

Aeronave baseada no Boeing 707 estava passando por modificações de hardware desde abril de 2022. Programa prevê estender operação até 2035
Boeing E-3 Sentry atualizado chega à base da OTAN
Boeing E-3 Sentry atualizado chega à base da OTAN

A OTAN recebeu o primeiro Boeing E-3A Sentry AWACS modernizado em 25 de outubro.

A aeronave baseada no Boeing 707 de passageiros pousou na Base Aérea de Geilenkirchen, na Alemanha, após passar por modificações desde abril de 2022.

Segundo a OTAN, o jato de qautro motores passou pelo Programa Final de Extensão de Vida Útil  (FLEP em inglês), que manterá o E-3 apto a operar até 2035.

O E-3A Sentry realizará agora testes de solo e de voo antes de retornar ao serviço.

“Durante esta fase, a aeronave será operada e mantida por pessoal da Agência de Gestão do Programa de Alerta Aéreo Antecipado e Controle da OTAN (NAPMA) e da Equipe de Testes Combinados da Força NAEW&CF (CTT), o que aumentará o suporte para os testes de desenvolvimento dessas modificações”, disse a OTAN.

Equipe da OTAN recebe o E-3 reformado
Equipe da OTAN recebe o E-3 reformado

Boeing E-7 Wedgetail será o substituto do E-3

O E-3A Sentry é uma aeronave de alerta aéreo antecipado equipada com um radar pulso doppler na enorme antena giratória instalada na parte superior da fuselagem.

A OTAN decidiu ter sua própria frota de aviões-radar há mais de 40 anos e o primeiro E-3 pousou em Geilenkirchen em fevereiro de 1982.

Um total de 18 aeronaves foi recebida, das quais 14 seguem operacionais, fornecendo vigilância para 20 países da aliança militar.

Boeing E-7 Wedgetail
Boeing E-7 Wedgetail

Apesar da reforma, os E-3 começarão a ser substituídos pelos Boeing E-7A Wedgetail a partir de 2031.

A OTAN encomendou seis aeronaves inicialmente, que são baseadas no 737-700 e possuem um radar mais avançado e capaz, de abertura sintética.

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