Outro porta-aviões dos EUA vendido por um centavo se prepara para virar sucata

Ex-porta aviões USS John F. Kennedy (CV 67), aposentado em 2007, iniciou sua última viagem até o Texas, onde será desmanchado
O ex-USS John F. Kennedy (CV 67) quando estava na ativa
O ex-USS John F. Kennedy (CV 67) quando estava na ativa (USN)

Último porta-aviões da Marinha dos EUA com propulsão convencional, o USS John F. Kennedy (CV 67) está a caminho do desmonte.

A embarcação, que estava em um estaleiro naval da Marinha desde agosto de 2007, iniciou sua viagem final até Bronsville, no Texas, nesta quinta-feira, 16.

Batizado em homenagem ao presidente democrata, assassinado em 1963, o USS John F. Kennedy foi comissionado em setembro de 1968 e marcou o fim dos porta-aviões movidos a turbinas a gás, substituídos pela energia nuclear a partir do USS Enterprise (CVN-65).

O USS John F. Kennedy ficou ancorado por quase 18 anos em um estaleiro da Marinha dos EUA (Peter Miller)

Embora faça parte da classe Kitty Hawk, o CV 67 recebeu várias modificações a ponto de ser considerado uma sub-classe de porta-aviões.

Em seus quase 40 anos em serviço, o porta-aviões percorreu todos os oceanos e mares realizando centenas de missões, incluindo momentos de tensão no Oriente Médio e Norte da África.

Após o ataque terrorista em setembro de 2001, o USS John F. Kennedy realizou o patrulhamento aéreo ao longo da Costa Leste dos EUA como parte da Operação Noble Eagle.

O porta-aviões navegando no Rio Hudson, em Nova York (USN)

No ano seguinte, o CV 67 navegou até o Oriente Médio para apoiar as operações Anaconda e Enduring Freedom, além de participar da operação Iraq Freedom em julho de 2004.

“O ex-John F. Kennedy sempre será lembrado como um símbolo de liberdade duradoura e um farol de esperança e paz durante os tempos difíceis em nossa nação”, disse o Contra-Almirante Bill Greene, Diretor de Manutenção, Modernização e Sustentação de Navios de Superfície.

O USS John F. Kennedy serviu de 1968 a 2007 (USN)

Vendido por apenas um centavo de dólar

O USS John F. Kennedy e o USS Kitty Hawk (CV 63) foram vendidos pela Marinha em outubro de 2021 para um estaleiro privado por um centavo de dólar cada. O valor simbólico se explica pelos custos elevados para rebocá-los até o local de desmonte, onde a empresa lucrará com parte do material.

Ao contrário do Kitty Hawk, que teve que contornar a América do Sul e passou por Salvador, na Bahia, em 2022, o John F. Kennedy fará uma viagem rápida por já estar no Oceano Atlântico.

O destino, ao menos, será mais digno que o porta-aviões São Paulo, da Marinha do Brasil, que foi afundado próximo da costa de Pernambuco após uma longa polêmica.

O casco do ex-porta-aviões São Paulo foi afundado pela prória Marinha do Brasil (MSK)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post
Os projetos de caças FCAS e GCAP

Europa pode unir seus dois programas de caças avançados, diz chefe da Airbus

Related Posts