A Força Aérea do Catar recebeu seu primeiro caça Eurofigher Typhoon em cerimônia realizada nesta segunda-feira nas instalações da BAE Systems em Warton, Reino Unido.
O novo jato de combate é parte de uma encomenda de 24 aeronaves realizada em 2017, mas cujos detalhes não são claros. Estima-se que 18 deles serão monopostos e os demais, com dois assentos.
Segundo a BAe, o caça (designado QA404) será enviado para o Catar até o final do mês “onde fornecerá apoio crítico para a Copa do Mundo da FIFA, que será realizada no Estado a partir de 21 de novembro.”
O maior evento futebolístico do mundo ocorrerá pela primeira vez no Oriente Médio e por isso foi transferido para o final do ano, quando as temperaturas no Catar são um pouco mais amenas – normalmente o torneio ocorre entre junho e julho.
O acordo pelos Typhoon também inclui nove aeronaves de treinamento Hawk Mk 167, entre outros itens.
Rafales e F-15
Os Eurofighters catarianos serão equipados com míssies ar-ar Meteor além de munições guiadas por precisão – o radar é do tipo AESA, o ECSR Mk 0. Os caças do Qatar também possuem um diferencial, uma antena instalada no estabilizador vertical, mas cuja função não foi revelada.
A Força Aérea do Catar possui uma frota diversificada, que inclui o antigo Mirage 2000 como o Rafale, ambos da Dassault. A nação também está recebendo caças F-15QA, parte de uma encomenda de 32 aeronaves feita junto à Boeing.