A Boeing anunciou nesta quarta-feira (20) a conclusão das demonstrações do caça naval F/A-18 Super Hornet para a Marinha da Índia, que procura um vetor compatível com seus porta-aviões STOBAR (acrônimo em inglês para “Decolagem Curta e Recuperação por Arresto”). Nesse tipo de navio aeródromo, as aeronaves decolam com o auxílio de uma rampa (sistema também conhecido como “ski-jump”) e não através de lançamentos por catapultas.
Os ensaios com o caça da Boeing foram executados na Estação Naval de Hansa, em Goa, na Índia. No local há uma espécie de réplica de convés de voo de porta-aviões com rampas, como os INS Vikramaditya e o INS Vikrant da marinha indiana. Segundo a Boeing, dois modelos F/A-18E em diferentes configurações de peso completaram várias decolagens e aterrisagens por arresto atendendo aos requisitos de Nova Déli.
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“A equipe da Boeing teve o privilégio de mostrar a compatibilidade do F/A-18 Super Hornet com os porta-aviões indianos em Goa”, disse Alain Garcia, vice-presidente de desenvolvimento de negócios da Índia para a Boeing Defense, Space & Security e Boeing Global Services.
A versão do Super Hornet oferecida à Marinha da Índia é o modelo Block III, a mais avançada do caça fabricado pela Boeing. A aeronave nessa opção incorpora recursos como tanques de combustível de maior capacidade, motores aprimorados, cockpit de última geração, um novo sistema de alerta de mísseis, entre outros.
“Com o Super Hornet Block III, a Marinha da Índia não apenas obteria a plataforma mais avançada, mas também se beneficiaria de táticas, atualizações e conhecimentos relacionados ao ecossistema de aviação naval que a Marinha dos EUA oferece”, acrescentou Garcia.
O concorrente do Super Hornet na disputa pelo contrato da Marinha Indiana é o francês Dassault Rafale M. A intenção do país é comprar 36 caças navais de um e dois assentos para substituir os MiG-29K, de fabricação russa e que estão em serviço na Índia há menos de 20 anos.