Maior companhia aérea do mundo, a American Airlines anunciou nesta segunda-feira (10) um “investimento de capital estratégico” na Universal Hydrogen, empresa que está construindo uma rede de distribuição e logística de hidrogênio para a aviação. O valor do aporte não foi divulgado.
A aplicação de capital na Universal Hydrogen é um dos passos da transportadora norte-americana para reduzir suas emissões de gases de efeito estufa até 2035 e, em última análise, seu compromisso de zerar as emissões líquidas até 2050. Esse novo investimento torna a American a primeira companhia aérea dos EUA a fazer dois investimentos diretos focados no desenvolvimento de tecnologias de propulsão elétrica a hidrogênio e na logística de distribuição do combustível “verde”.
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O diferencial da rede de distribuição de hidrogênio da Universal Hydrogen é a utilização de cápsulas modulares contendo o gás, que são manuseadas como carga. Desta forma, elimina-se a necessidade de criar uma nova infraestrutura de abastecimento nos aeroportos e acelera as operações de carregamento do combustível.
De acordo com a Universal Hydrogen, a rede de distribuição para aviões regionais pode ser ativada já em 2025. Mais adiante, a partir de 2030, o fornecimento do combustível alternativo poderá ser expandido para aeronaves de um corredor.
“Esta tecnologia tem o potencial de ser um divisor de águas no caminho da indústria para o voo com emissão zero”, disse o diretor financeiro da American Airlines, Derek Kerr. “Como a maior companhia aérea do mundo, a American tem a responsabilidade de exercer a liderança em tornar a aviação sustentável. Nosso investimento na Universal Hydrogen representa um voto de confiança para o hidrogênio verde como elemento-chave de um futuro sustentável para nossa indústria.”
Além do novo acordo para o fornecimento de hidrogênio, a American tem parcerias com a Airbus Ventures, GE Aviation, Toyota Ventures e a ZeroAvia para desenvolver sistemas de motorização elétrica a hidrogênio para aviões comerciais.
“Juntamente com nossos investidores, estamos montando a cadeia de valor de ponta a ponta para tornar a aviação de hidrogênio uma realidade comercial de curto prazo”, disse Paul Eremenko, cofundador e CEO da Universal Hydrogen. “Este movimento da American é um forte sinal de que os clientes querem uma verdadeira solução de emissão zero para a aviação de passageiros e estão dispostos a apoiar medidas tangíveis e pragmáticas para chegar lá rapidamente.”
A iniciativa é excelente mas pregunto: Como esse Hidrogênio será produzido? Se não for verificado corretamente o ciclo completo da produção desse combustível, ele não será de “emissão zero” como a AA está querendo propagar.