Parece até um kit de montar da Lego, mas o avião conceitual Advanced Jet Trainer foi concebido pela empresa britânica Aeralis. Apresentado nesta semana na exposição Defense and Security Equipment International (DSEI), em Londres, na Inglaterra, o projeto é uma aeronave leve e modular que pode ter partes da fuselagem trocadas de acordo com a missão.
A Aeralis chama a plataforma modulável do avião de Common Core Fuselage (Fuselagem de Núcleo Comum, CCF na sigla em inglês). Essa tecnologia permite que uma única aeronave seja configurada com asas e empenagens diferentes, cockpit para um ou dois pilotos (ou até não tripulado) e variados invólucros para abrigar um ou dois motores a jato.
De acordo com a desenvolvedora do conceito, o design variável permite que a aeronave seja empregada em funções de treinamento avançado de pilotos, agressor, avião leve de reabastecimento aéreo, operações de inteligência e guerra eletrônica e escolta. São basicamente cinco produtos em uma única plataforma.
Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
A Aeralis afirma que a base para o avião com propósito de treinamento avançado (o Advanded Jet Trainer) será a primeira a entrar em produção até o final desta década. A empresa, no entanto, ainda não informa se tem pedidos ou potenciais interessados no projeto, que promete ter baixos custos de operação e manutenção justamente devido ao design modulável.
“Estou extremamente orgulhoso do trabalho que a equipe Aeralis realizou para desenvolver este design de ponta que representa uma oferta significativa no mercado de jatos militares leves. O design modular fornece ao jato Aeralis máxima flexibilidade, ao mesmo tempo que inclui um design inédito para melhorar o desempenho da aeronave. Estou ansioso para progredir rapidamente com a aeronave para o próximo estágio”, disse Tristan Crawford, CEO da Aeralis.