Parece até um roteiro de filme. Um passageiro sem nenhuma experiência de voo assumiu o comando de um monomotor Cessna 208 Caravan e pousou a aeronave com segurança depois do piloto passar mal. O incidente ocorreu nesta terça-feira (10), no estado da Flórida, nos EUA.
De acordo com o website Today, o passageiro – que não teve a identidade revelada – percebeu que algo estava errado com o piloto e foi até a cabine de comando do avião, quando notou que o aviador estava passando mal e contatou o controle de tráfego aéreo em Fort Pierce, informando a situação. Toda a troca de comunicação foi gravada pelo LiveATC.
“Tenho uma situação séria aqui, meu piloto ficou confuso”, disse o passageiro no rádio. “Não tenho ideia de como pilotar o avião.”
Questionado pelo controle aéreo sobre qual era sua posição, o passageiros respondeu: “Não faço ideia. Vejo a costa da Flórida à minha frente e não tenho ideia”. Em seguida, o controlador começou a ajudar o ocupante do avião e o orientou a “tentar manter as asas niveladas” e iniciar o procedimento de descida.
O passageiro informou que o avião estava descendo a uma taxa “550 pés por minuto” e o controlador instruiu: “Mantenha as asas niveladas e apenas tente seguir a costa, seja para o norte ou para o sul. Estamos tentando localizá-lo”.
Passenger with no flying experience safely lands a Cessna 208 at Palm Beach Airport after pilot became incapacitated with a medical issue. https://t.co/aoMjfNNX1R pic.twitter.com/RcoKefNAul
— Breaking Aviation News & Videos (@aviationbrk) May 11, 2022
Continuando o contato pelo rádio, o passageiro informou que o avião estava descendo a “550 pés por minuto” e o controlador instruiu: “Apenas tente seguir a costa, seja para o norte ou para o sul. Estamos tentando localizá-lo”. Pouco tempo depois, o controle de tráfego aéreo encontrou a aeronave pelo radar, quando ela estava a 32 km ao leste de Boca Raton, no sul da Flórida.
O controlador de tráfego aéreo então explicou ao passageiro os procedimentos básicos para o pouso e guiou o avião até o Aeroporto Internacional de Palm Beach, onde ele milagrosamente aterrissou com segurança.
Segundo relatos da imprensa nos EUA, os controladores de tráfego em Palm Beach comentaram que o passageiro “fez um ótimo trabalho” mesmo sem “nenhuma experiência de voo”. A condição de saúde do piloto não foi divulgada.