A fabricante norte-americana Bell Helicopter registrou neste trimestre 45 pedidos de patentes no US Patent and Trademark Office (Escritório de Patentes e Marcas dos EUA). Embora muitos desses documentos apresentem itens relativamente simples, como patins de pouso ou rolamentos, eles também revelaram novos conceitos de aeronaves de rotores basculantes (tilt-rotor).
Imagens anexadas às patentes mostram designs curiosos elaborados pela Bell, que sugerem o desenvolvimento de biplanos (aeronaves com duas asas de sustentação) tiltrotor, um formato ainda inédito na indústria aeronáutica.
A Bell argumenta na patente que a configuração do biplano elimina algumas das “desvantagens” de um tiltrotor monoplano convencional. Vale lembrar que a empresa americana, em parceria com a Boeing, inaugurou essa categoria com o modelo militar V-22 Osprey e atualmente trabalha no desenvolvimento do V-280 Valor, também concebido para uso bélico.
Como as asas superior e inferior fornecem sustentação, elas podem ser menores do que em um projeto monoplano. A Bell afirma que esse aumento de eficiência “pode ser aproveitado para apoiar uma carga útil maior, missões mais longas e reduzir o consumo de combustível”.
O formato com duas asas também forneceria “suporte estrutural adicional” para os componentes dos motores basculantes montados nas extremidades das asas, como cabines para sensores e armamentos. “Como o design geral é mais rígido, o peso geral (da aeronave) pode ser reduzido”, cita o pedido de patente da empresa americana.
Embora as patentes sejam um sinal de interesse nessas áreas, a Bell ainda não deu sinais de que está desenvolvendo ativamente qualquer uma dessas tecnologias. Mas quem sabe no futuro?
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