A Marinha dos EUA, pela primeira vez em sua história, nomeou uma mulher para comandar um dos porta-aviões de propulsão nuclear da força, a capitão Amy Bauernschmidt. A promoção da oficial foi confirmada pela corporação na última sexta-feira (1).
Amy será a responsável por comandar o USS Abraham Lincoln (CVN 72), porta-aviões da classe Nimitz. Ela assumirá o posto no segundo semestre deste ano, após concluir treinamentos sobre os sistemas de energia nuclear da embarcação, aviação e liderança exigidos pela marinha norte-americanas de todos os comandantes de navios-aeródromo.
A Marinha anunciou na última sexta-feira que o capitão Amy Bauernschmidt assumirá o papel de oficial comandante a bordo do USS Abraham Lincoln (CVN 72) da classe Nimitz, a partir do próximo verão, após concluir o treinamento de energia nuclear, aviação e liderança exigido de todos os oficiais comandantes de porta-aviões.
“Estou incrivelmente honrada por ter sido selecionada”, disse Bauernschmidt. “Adoro liderar marinheiros e levo essa responsabilidade muito a sério.”
Nascida em Milwaukee, no estado do Wisconsin, Amy se formou na Academia Naval dos EUA em 1994 e fez parte da primeira turma de graduação em que mulheres tinham permissão para servir a bordo de navios e aeronaves. Mais adiante, ela foi designada como aviadora naval em 1996 e serviu em vários esquadrões de helicópteros ao longo de sua carreira, tendo comandando o Esquadrão Spartans do Helicopter Maritime Strike Squadron 70 e o navio de ataque anfíbio USS San Diego.
Bauernschmidt também foi a primeira mulher a servir como oficial executiva a bordo de um porta-aviões dos EUA, cargo que ocupou no USS Abraham Lincoln de setembro de 2016 a janeiro de 2019.
Veja mais: Pela primeira vez em 79 anos, FAB promove mulher ao posto de Brigadeiro