O que poderia ser um dos orgulhos das forças armadas do Peru, agora são apenas entulhos acumulados. O Ministério da Defesa peruano anunciou recentemente que pretende leiloar três helicópteros superpesados Mil Mi-26T – ou o que sobrou deles – que anteriormente eram operados pelo exército do país, mas que não voam há décadas.
Em uma resolução publicada no último dia 3 de agosto, o Ministério da Defesa do Peru informou que os motores, unidades de energia auxiliar (APU) e transmissões dos helicópteros estão em uma condição “não reparável”. Além disso, os sistemas hidráulico, de comunicação e de navegação das aeronaves estão todos irrecuperáveis, tendo ocorrido ainda deterioração interna e externa das fuselagens.
O ministério ainda acrescentou que seria necessário um “investimento significativo” para recolocar os Mi-26T de volta ao serviço e que o custo dos reparos é “oneroso”. Os aparelhos estão armazenados na base aérea do exército peruano localizada no aeroporto internacional Jorge Chavez, em Lima.
O exército do Peru comprou os helicópteros em 1995 da companhia aérea russa Aeroflot por cerca de US$ 9,7 milhões. As três aeronaves de asas rotativas foram registradas no país com as matrículas EP-705, EP-706 e EP-707, mas permaneceram ativas por pouco tempo. O Ministério da Defesa observou que os aparelhos estão inoperantes há “12, 17 e 21 anos”, respectivamente.
Contudo, os peruanos afirmam que os aparelhos fabricados na Rússia ainda podem servir como aeronaves doadoras de peças para outros operadores do Mi-26, que detém o título de maior helicóptero do mundo produzido em série.
Os Mi-26T eram operados pelo Batalhão de Assalto e Transporte N°811 do Exército do Peru. Os helicópteros serviram em missões militares, realizando voos de transporte de carga e passageiros pelo país, e operações de apoio à mineração e exploração de petróleo.
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que furada hein? o que será que aconteceu ? o famoso péssimo suporte russo? Melhor negócio comprar CH-47.