Peru e Ucrânia se desentendem sobre entrega de rival do Embraer KC-390

Nação sul-americana encomendou uma aeronave AN-178, da Antonov, mas que ainda não está pronta. Ucranianos afirmam que não receberam qualquer quantia prevista no contrato de US$ 64 milhões
O AN-178 foi desenvolvido em pouco mais de três anos (foto - Antonov)
O AN-178 foi desenvolvido em pouco mais de três anos (foto – Antonov)

Afundada em dívidas, a Antonov possui atualmente apenas um cliente fora da Ucrânia, a Polícia Nacional do Peru, que encomendou uma única aeronave de transporte militar An-178 em 2019.

Mas até mesmo esse contrato corre o risco de ser interrompido. Segundo a controladoria do governo peruano, o acordo entre o Ministério do Interior do país com a Spetstechnoexport, empresa de exportação da Ucrânia, pode resultar num prejuízo de US$ 64 milhões.

O acordo previa a entrega do jato no final deste ano, mas a Antonov ainda não concluiu sua montagem dentro do prazo. Por conta disso, o contrato teria expirado, obrigando as partes a renegociarem seus termos.

Em 21 de dezembro, no entanto, Spetstechnoexport divulgou um comunicado em que contesta as alegações peruanas. De acordo com a estatal ucraniana, o governo peruano até o momento não realizou qualquer pagamento do contrato.

O An-178 do Peru sendo montado em Kiev (Antonov)

“Até o momento o contrato é válido, mas devido à falta de financiamento do cliente – o Ministério de Assuntos Internos da República do Peru – está sendo executado com atraso. Ao mesmo tempo, a solução do problema de financiamento não depende do lado ucraniano A questão mencionada está relacionada com a não aceitação da garantia bancária por parte de bancos estatais e privados do Peru. Justamente por isso é uma circunstância complicadora que altera significativamente o equilíbrio das obrigações contratuais”, disse a Spetstechnoexport.

Ainda de acordo com a empresa, a produção do único An-178 está sendo feita às custas do governo do país. Em 2020, a Antonov chegou a divulgar imagens da aeronave na linha de montagem em Kiev.

O AN-178 é um jato bimotor com capacidade para transportar 18 toneladas de carga em distâncias de até 5.500 km a uma velocidade de 825 km/h. Ou seja, é um rival direto do KC-390 Millennium, da Embraer, que foi selecionado por três países até agora – Brasil, Portugal e Hungria. Além do Peru, o governo da Ucrânia encomendou três aeronaves no ano passado.

Total
0
Shares
25 comments
  1. No subtítulo você chama o Peru de “nação sul-americana”. Não existe “nação sul-americana”. Existe nação americana. Chamar o Peru de país “sul-americano” seria o mesmo que chamar a Bélgica, um país da Europa Ocidental de “nação ocidental-europeia” ou Uganda, país da África Subsaariana de “nação subsaariana-africana”. Não faz o menor sentido. Os países são americanos, europeus e africanos.

  2. Daniel, o continente Americano ou a América, é comumente dividido em 3 zonas, a do norte, a central e a do sul. Portanto, dizer que o Peru é um nação sul-americana está correto.

  3. Concordo com vc Daniel
    Somos todos americanos, pois estamos em qual continente?!!
    Chega de menosprezar as nossas pátria , que esta fora do eixo Canadá/estados unidos

  4. Daniel, se você observar o mapa mundi, perceberá que existem três designações para o continente americano, América do Norte, Central e do Sul, isso porém não acontece com a Europa e África que você usou como exemplo.

  5. É correto usar o termo nação sul-americana! Apenas e uma divisão polica e geográfica e não há nenhum desmerecimento nisto.

  6. Se a Ucrânia não tomar cuidado, vai levar um cano do Perú. O Perú quer comprar, mas não quer pagar. Quer moleza, mastiga água.

  7. É uma bela aeronave, e se assemelha ao kc390 esteticamente. Talvez essa situação resulte em mais um país comprando o Embraer. Tomara!!

  8. Eu quando estava no ginásio em 1974, nas aulas de geografia aprendi que as Américas se dividiam em América do Norte, Central e do Sul. Se mudou foi esse ano.

  9. Na Verdade a Antonov já tem muita experiência na área da aviação, quando falam que pegaram o projeto da Embraer duvido muito , pois nunca vi nenhum Embraer parecido com os antonov (AN225 já existem a anos e nenhum outro avião no mundo é parecido com ele)temos que parar de desmerecer as outras nações e saber respeitar as diferenças, vamos parar de imitar modinhas de americanos e olhar pra frente , mais fácil eles copiarem a gente do que os ucranianos.

  10. Sobre o Peru ser uma Nação Sul-americana é óbvio que está certo, veja o mapa que o continente americano é dividido em 3 América no norte , America central e America do sul , portanto o perú é uma nação Sul-americana sim. Tá vendo infelizmente te nos Brasileiros sabemos muito reparar os outros e não reparamos nossos próprios erros principalmente na educação. Sobre a semelhança da aeronave parece mais com a Airbus do que Antonov . Kkkkk

  11. Me parece que mudou depois das aulas em online, até onde eu sabia o continente é americano, mas subdividido em 3: Norte, Sul e Central.

  12. Se referir ao “país norte-americano” sem dizer qual é ele (porque há 3 deles, México, Estados Unidos e Canadá), é o mesmo que falar do país europeu, sem citar o nome, ninguém vai saber qual é. Americano é todo aquele nascido na América. Quem nasce nos Estados Unidos é estadunidense, embora também não deixe de ser americano, pois como os demais, está tbm na América.

  13. É um país da América do Sul. Sim uma nação soberana até a eleição. Agora passou ser uma puto-democracia..

  14. Seguindo o raciocínio do Daniel,
    considerar o Canadá um país localizado na América do Norte é errado! Kkkkkkkkk

  15. A America do Sul é efetivamente um continente e a do Norte outro. A ligação entre esses continentes praticamente inexiste. A comparação seria entre Europa e Ásia, que são dois continentes muito mais unidos, até mesmo a África é mais conectada à Euroasia que as Américas.

  16. Eu entendo que existam as regiões América do Sul e América do Norte, mas também existem as regiões Europa Oriental, Europa Ocidental, Europa Setentrional, África Subsaariana, África Mediterrânea e etc. Todo continente tem as suas regiões, mas isso não quer dizer que você deva chamar, por exemplo, um país da Europa Ocidental de “país ocidental-europeu” ou um país da América do Sul de “país sul-americano”. Eu nunca vi na minha vida alguém chamar os países da Europa Ocidental de “países ocidental-europeus”. Eles são sempre chamados de “países europeus”. Porque seria diferente com os países da América do Sul? Eles são países americanos e não “países sul-americanos”. O nome dos continentes sao América, Ásia, Europa e etc.

  17. Cada país depende dele próprio e não dos vizinhos. Alguém já viu os problemas políticos de Cuba ou Aiti respingar os EUA. O Brasil paga por seus erros o Peru pelos erros dele e ponto final.

  18. São muitíssimo que acham espertos e se acham atualizados pôr si próprio cancelando os nossos aprendizados quê vêm de séculos apontando que não há separação entre as americanas em sua geografia

Comments are closed.

Previous Post
Boeing 737 MAX 8 - Ethiopian Airlines

Ethiopian Airlines anuncia retorno dos voos com o Boeing 737 MAX

Next Post

Jato MC-21-300 é certificado pela Rússia

Related Posts
Total
0
Share