Avião executivo mais vendido da Embraer, o Phenom 300 agora está mais veloz. A nova versão da aeronave, o Phenom 300E foi aprimorado pela fabricante e assumiu o posto de jato “single pilot” (que pode ser comandado por apenas um piloto) mais rápido do mundo, capaz de alcançar a velocidade máxima de 859 km/h (a versão anterior alcançava 839 km/h).
Lançado em outubro de 2017 nos EUA, o Phenom 300E entrou em serviço apenas cinco meses depois. A aeronave, recentemente atualizada, continuará sendo designada “E” (Enhanced) e as primeiras entregas começarão em maio de 2020, informou a fabricante.
Até então, as novidades introduzidas no Phenom 300E eram focadas no conforto dos passageiros, com atualizações na cabine e sistemas de entretenimento de última geração. O modelo atualizado agora conta com um sistema de proteção contra o fenômeno conhecido como “tesoura de vento” (windshear) e um alerta de prevenção de saídas de pista, a primeira tecnologia desse tipo desenvolvida e certificada para a aviação executiva.
De acordo com a Embraer, o sistema de alerta e prevenção de saídas de pista atua como um “piloto adicional”, avisando quando a aproximação para o pouso da aeronave for muito íngreme ou muito veloz. Já a nova proteção contra windshear alerta o piloto sobre o fenômeno com maior antecedência, ajudando-o a preparar e manobrar a aeronave a tempo de minimizar condições adversas. Além disso, o Phenom 300E agora conta com conexão 4G para acesso à internet em voo.
“Apesar do extraordinário sucesso do Phenom 300 na última década, nossa visionária equipe está sempre trabalhando para oferecer a melhor experiência aos nossos clientes, o que por vezes significa tornar uma aeronave líder de mercado ainda melhor, mais rápida e segura”, disse Michael Amalfitano, presidente & CEO da Embraer Aviação Executiva.
Originalmente lançado em 2005, o Phenom 300 entrou no mercado em dezembro de 2009 e detém mais de 50% de participação no segmento de jatos leves desde 2012 com mais de 500 unidades entregues em mais de 30 países.
Nota do editor: vale lembrar que existem jatos executivos mais rápidos que o Phenom 300E. É o caso dos modelos da série Praetor da Embraer ou então o Falcon 8X da Dassault, aeronaves que podem ultrapassar os 1.000 km/h. Esses aviões, porém, não têm permissão para executar voos com apenas um piloto no comando.
Veja mais: Boeing interrompe produção do 737 MAX