A fabricante suíça Pilatus lançou uma nova versão do seu turboélice executivo monomotor, batizada de PC-12 PRO.
A aeronave traz como principal novidade uma suíte de aviônicos G3000 Prime, fornecida pela Garmin, e que substitui um sistema da Honeyweel introduzido no PC-12 NGX em 2019.
Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Telegram | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Com três telas de 14 polegadas sensíveis ao toque e outras duas telas centrais, o G3000 também é acompanhado por mudanças como os manches similares ao do jato PC-24 além de um design mais sofisticado do interior.

O PC-12 PRO oferece ainda os sistemas Autoland, Smart Glide e Electronic Stability, voltados a aprimorar a segurança de voo. A antena do radar meteorológico passou a ter um tamanho maior para oferecer dados mais detalhados.
A fabricante suíça ainda adicionou novos designs de cabine e esquemas de cores de alta tecnologia.

Melhorias para enfrentar o Beechcraft Denali
O PC-12 tem sido uma aeronave de grande sucesso da Pilatus ao oferecer uma aeronave monomotora confiável, equipada com o motor Pratt & Whitney Canada PT6.
Em 2024, 96 aeronaves foram entregues aos clientes da empresa e nos últimos 10 anos o PC-12 teve 857 aviões enviados.

Segundo a Pilatus, o PC-12 PRO já está certificado e as entregas terão início no quarto trimestre. Trata-se de uma data pouco antes da estreia em serviço do seu futuro rival, o Denali.
Desenvolvido pelo Textron Aviation, o novo turboélice monomotor da Beechcraft promete endurecer a carreira do PC-12 ao oferecer um desempenho superior graças ao inédito motor GE Catalyst, que acaba de ser certificada.
