Pilatus PC-24 completa primeiro pouso em pista não pavimentada

Novo avião da fabricante suíça é o primeiro jato executivo desenvolvido com capacidade “off-road”
O PC-24 pode voar a velocidade máxima de 815 km/h e tem autonomia de 2.200 km (Pilatus)
O PC-24 pode voar a velocidade máxima de 815 km/h e tem autonomia de 2.200 km (Pilatus)
O PC-24 pode voar a velocidade máxima de 815 km/h e tem autonomia de 2.200 km (Pilatus)
O PC-24 pode voar a velocidade máxima de 815 km/h e tem autonomia de 2.200 km (Pilatus)

Uma cena como está nunca havia sido vista antes na aviação: um jato executivo pousando e decolando a partir de um aeródromo de terra. A atuação inusitada para o segmento foi realizada pelo Pilatus PC-24, que iniciou na semana anterior o programa de testes pós-certificação com ênfase em operações em pistas não pavimentadas. A fabricante suíça espera obter até o quarto trimestre deste ano a certificação “Rough Field” (Terreno Acidentado) para seu novo avião.

O primeiro pouso do PC-24 em uma pista de terra foi realizado no aeródromo de Woodbridge, em Londres, na Inglaterra. Segundo a Pilatus, a aeronave será testada nesse local pelas próximas duas semanas.

O programa de testes pós-certificação também inclui avaliações em pistas de neve, grama e gelo, o que de acordo com a fabricante vai permitir ao jato operar em praticamente 100% dos aeroportos no mundo. A fabricante alcançou a certificação básica para o PC-24 em dezembro de 2017 e desde então já entregou cinco unidades da nova aeronave e pretende entregar mais 23 jatos até o final deste ano. A aeronave é avaliada em cerca de US$ 8,9 milhões (R$ 33,6 milhões).

“Que foto! O PC-24 nas condições mais difíceis, usando uma pista não pavimentada pela primeira vez! Esse tipo de missão não seria concebível sem o trem de aterrissagem robusto do PC-24, os sistemas de flaps inteligentes e o design especial da asa. O PC-24 foi projetado exatamente com esse tipo de operação em mente – isso é a engenharia suíça no seu melhor”, comemorou Oscar J. Schwenk, presidente da Pilatus.

O PC-24 foi projetado desde o início para operações “off-road” e também para servir como avião utilitário, categoria que normalmente prefere aviões com motores a hélice. Além do design especial para operações em pistas não pavimentadas, a aeronave também é o único jato executivo equipado com uma porta especial de carga, praticamente igual a do turbo-hélice PC-12, o avião mais popular da Pilatus.

YouTube video

O novo jato da Pilatus tem capacidade para transportar oito passageiros e pode ser pilotado por um ou dois pilotos. A fabricante ainda destaca que a aeronave, devido a sua flexibilidade, também pode ser operada como ambulância aérea ou outras missões especiais que fogem do espectro da aviação executiva.

Veja mais: Airbus A330neo inicia turnê mundial com escala no Brasil

Total
0
Shares
1 comments
  1. Vai vender como pão quente para fazendeiros e pessoas ligadas ao agronegócio, mineração e demais setores que não dispõem de estrutura, principalmente nos países subdesenvolvidos.

    As outras que corram atrás do seu também.

Comments are closed.

Previous Post

Com voo para Belém, Avianca reestreia na região Norte do Brasil

Next Post
Além da FAB, o Super Tucano também é operado pelas forças armadas de outros 11 países (Embraer)

Piloto morre em acidente com Super Tucano nos EUA

Related Posts
Total
0
Share