A polícia holandesa foi chamada às pressas nesta última quarta-feira (6) para investigar uma “situação suspeita” a bordo de um avião companhia aérea espanhola Air Europa no aeroporto de Schiphol, em Amsterdã, que seguia para Madrid. A ocorrência, no entanto, não passou de um alarme falso. O piloto havia acionado por engano o alerta de sequestro da aeronave.
De acordo com a imprensa holandesa, o incidente foi registrado momentos antes da aeronave decolar. O comandante estaria explicando a um estagiário o que significavam os comandos no cockpit do avião, um Airbus A330, quando acidentalmente teria pressionado o botão que de alerta de sequestro.
Segundo testemunhas citadas pelo jornal De Teelegraf, embora não tenha havido pânico a bordo, a situação causou cerca aflição entre os passageiros, que precisaram ser evacuados da aeronave. Pelo Twitter, a Air Europa admitiu o erro e confirmou que tudo não passou de um “alarme falso”.
#AirEuropaInfo Falsa Alarma. En el vuelo Ámsterdam – Madrid, esta tarde se activó, por error, un aviso que pone en marcha protocolos sobre secuestros en el aeropuerto. No ha pasado nada, todos los pasajeros se encuentran perfectamente esperando poder volar pronto. Lo lamentamos.
— Air Europa (@AirEuropa) November 6, 2019
Imagens compartilhadas nas redes sociais mostravam a movimentação da polícia no terminal D do aeroporto internacional de Amsterdã, onde o avião estava estacionado quando soou o alarme.
Heavy security at Amsterdam’s #Schiphol airport after pilot accidentally sets off hijack alert pic.twitter.com/ozx0Xb7y9u
— Ruptly (@Ruptly) November 7, 2019
Autoridade holandesas disseram que o incidente foi descrito como um situação “GRIP-3”, que indica a ocorrência de um incidente ou evento grave com potencial de grandes consequências para a população local.
O alerta de sequestro pode ser acionado pelos pilotos utilizando um código especial no transponder (equipamento que identifica e mostra a posição do avião no espaço aéreo) da aeronave. Quando acionado, o sistema ativa um alarme silencioso que avisa as torres de controle sobre a situação de risco, seja em solo ou durante o voo.
O aeroporto de Schiphol é atualmente um dos mais movimentados da Europa com mais de 70 milhões de passageiros movimentados por ano.
Veja mais: As rotas mais longas do mundo que ainda não são atendidas