Um caça Sukhoi Su-30MK2 da Aviación Militar Nacional Bolivariana, a força aérea da Venezuela, caiu no domingo (2) numa área montanhosa em Guaicaipuro, informaram autoridades do país. Os dois pilotos conseguiram acionar os assentos ejetores, mas um deles perdeu a vida, o Coronel Paulino José Millán Sabino morreu ao cair no chão.
Segundo a imprensa local, o jato russo se acidentou por volta das 09h45, horário local, enquanto realizada um sobrevoo de ensaio em preparação para as apresentações militares para o Dia da Independência da Venezuela, celebrado em 5 de julho. As causas da queda do avião ainda não foram esclarecidas.
Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Este foi o terceiro acidente fatal com um caça Su-30 da frota venezuelana. Outros dois aviadores do país perderam a vida em acidentes ocorridos em setembro de 2015 e outubro de 2019.
Com mais uma baixa, a força aérea da Venezuela tem agora 21 caças do tipo no inventário – a quantidade de aeronaves ativas é desconhecida.
El @CESPPA_Oficial se solidariza con los familiares de nuestro compañero de armas GB. Paulino José Millán Sabino, heroico Piloto de la Aviación Militar Bolivariana, digno Caballero del Aire. ¡Paz a su Alma! pic.twitter.com/sqWEJOQ8dF
— CESPPA (@CESPPA_Oficial) July 3, 2023
Considerado um dos caças mais avançados em serviço por uma nação da América Latina, os Su-30 MK2 foram adquiridos pela Venezuela junto a Rússia em 2006, durante o mandato do presidente Hugo Chávez, falecido em 2013.
Acho que o Hugo Chávez não falei em 2003 não.
Verifica essa informação aí,