Quatro pilotos da Força Aérea Brasileira (FAB) iniciaram neste mês treinamentos de voo na Suécia com caças Gripen D (JAS-39D na denominação sueca) da Força Aérea Sueca. O objetivo é qualificar os Oficiais Aviadores que posteriormente atuarão na implantação do F-39E/F Gripen no Brasil.
O treinamento dos pilotos brasileiros é realizado com apoio do Esquadrão Wing F-7 da Força Aérea Sueca, baseado em Såtenäs. Os quatro aviadores são lotados no Primeiro Grupo de Defesa Aérea (1º GDA), o Esquadrão Jaguar, que atualmente emprega caças F-5M.
A primeira fase do curso na Suécia, denominada Conversion Training, é destinada a verificar a condição fisiológica do piloto, por meio de qualificações específicas de sobrevivência no mar e resistência ao alto fator de carga “G”. Além disso, os tripulantes participam de aulas e realizam provas teóricas sobre toda a parte técnica da aeronave, além de procedimentos de padronização.
Os pilotos também realizam missões com os instrutores suecos focados na operação da aeronave. De acordo com a FAB, os voos básicos visam ambientar os tripulantes às características do novo caça. Neles são realizadas acrobacias, emergências simuladas, voo por instrumento, navegação e gerenciamento dos diversos sistemas embarcados.
Para o Major Aviador Vítor Cabral Bombonato, o Gripen na versão sueca (C/D) impressiona pelo alto nível de tecnologia embarcada. “Diversos sistemas são controlados por computadores, o que reduz bastante a carga de trabalho do piloto em comparação com o F-5M. Um bom exemplo é o sistema de controle de voo, que atua nas superfícies de comando de maneira mais eficiente possível evitando cargas excessivas e perdas de controle. Assim, é possível direcionar a atenção para a execução tática da missão”, explica.
O Comandante da Ala 2, Coronel Aviador Gustavo Pestana Garcez, comenta sobre o início dos voos de instrução. “Esta etapa permite aos pilotos conhecerem de perto as capacidades e potencialidades do Sistema Gripen, que no futuro próximo atuará na manutenção da soberania do espaço aéreo brasileiro”, disse.
Enquanto os pilotos da FAB se aperfeiçoam na Suécia, a Ala 2, em Anápolis (GO), continua a preparação para o recebimento, ainda neste ano, das primeiras aeronaves F-39 Gripen (de um pedido para 36 caças), bem como dos simuladores e equipamentos de apoio.
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